Três perguntas e três respostas com Luiz Azevedo, diretor da Totvs RS.
1 - Como a Totvs irá unificar seu canal no Sul?
Luiz Azevedo - A partir de setembro teremos fusionado em uma subsidiária única todos os canais de marcas que adquirimos nos últimos anos na região: Datasul, RM, Microsiga e Logocenter. Não haverá mais ofertas segmentadas, mas um portfólio integrado. Exemplo: quem já é cliente do Microsiga Protheus poderá seguir usando o ERP e adicionar uma ferramenta da RM, se assim o quiser, como o Totvs Gestão de Obras, provindo do RM Solum. Haverá a oferta Full Totvs, formada pela integração de soluções do portfólio diversificado gerado pelas aquisições.
2 - Qual será a estratégia para concorrer com outros grandes players do mercado de ERP, como a SAP?
Azevedo – A oferta completa e diversificada é o diferencial. Para ter uma ideia, a integração do protfólio deu à nova release de nosso ERP, o Totvs 2011, 2025 novas funcionalidades. Além disso, somos líderes em ERP no País e na América Latina, com 38% e 31,2% de market share, respectivamente. Só no Rio Grande do Sul, temos 650 clientes e 300 colaboradores, distribuídos nas unidades de Porto Alegre e da Serra.
3 - E quanto à equipe, como fazer para atrair e mão de obra e não disputá-la com a concorrência?
Azevedo – Um dos atrativos é nosso porte: somos a maior empresa de aplicativos de gestão empresarial sediada em países emergentes. Atuamos em 11 segmentos, com soluções para todo porte de negócio. São mais de 26 anos de experiência e atuação em 23 países, atendendo a 23,7 mil clientes.
SouthTech espalha fibra
A SouthTech Telecom investirá R$ 3,3 milhões nos próximos três meses para construção de uma rede de fibra ótica às margens das BRs-290 e 116, entre Porto Alegre e Guaíba. É um trabalho difícil pela geografia da área, entrecortada por ilhas. A companhia usará dutos subterrâneos ao longo das rodovias. O investimento, feito com recursos próprios, faz parte de um planejamento para crescer 200% em 2010, dobrando a carteira de clientes para 600 contas corporativas e uma quantidade proporcional de usuários atendidos por operadoras. A SouthTech quer chegar a 200 quilômetros de fibra ótica só em área urbana.
Dança das cadeiras
O mercado de TI segue no seu agito. Na RBS, foi criada uma gerência de Serviços de TI, comandada por Fabiano Marques, ex-SLC, HP e CPM Braxis. Marco Migliavacca e Milton Duarte foram promovidos para as gerências de Sistemas Internet e Infraestrutura de TI, respectivamente. A área assumida por Migliavacca também é nova @ Na MSDevelop, a novidade é Herlon Acosta, que atuou na Aporte por 16 anos, contratado para assumir a unidade São Paulo da companhia gaúcha @ A agência de inovação InovaPOA conta agora com Lonise Gerstner, muito conhecida no mercado pela sua atuação no Terra. Boa notícia!
Rigotto, o senador TI?
Germano Rigotto, candidato ao Senado pelo PMDB gaúcho, fez uma aparição em ritmo de campanha eleitoral no Meeting de TI da Federasul. Aos representantes de entidades presentes, o ex-governador afirmou seu compromisso em ser um “interlocutor” do setor de TI gaúcho em Brasília. Nos últimos anos, Rigotto já ajudou a Assespro a agendar reuniões no Ministério do Trabalho sobre a polêmica lei de tercerização.
Sobe: HP
Empresa marcou pontos ao patrocinar a redecoração do auditório da Sucesu-RS com imagens de alta qualidade, além de doar computadores e um notebook.
Desce: SAP
Multinacional admitiu que espionou a Oracle por meio da subsidiária TomorrowNow. Ação que corre na justiça americana pede indenização de US$ 1 bilhão.
Social
• 25/8 - Panorama Softsul
Palestra sobre segurança em empresas de software com Eduardo Mayer Fagundes, ex-gerente de sistemas da Ford Brasil, Volvo, Jaguar e Land Rover. Na Softsul das 16h às 18h. Contato: (51) 3346.4422.
• 8/9 – Tá na Mesa
Reunião-almoço com Conrado Engel, presidente do HSBC Bank do Brasil. Das 12h às 14h, na Federasul. Contato: (51) 3214.0200.
Mercado de trabalho