Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 11 de Janeiro de 2010 às 00:00

O lado sexy da pessoa jurídica


Arquivo pessoal/Divulgação/JC
Jornal do Comércio
Três perguntas, três respostas com Jesús Vega, executivo espanhol autor do livro La Empresa Sensual
Três perguntas, três respostas com Jesús Vega, executivo espanhol autor do livro La Empresa Sensual
1 - Como surgiu o conceito de sensualidade empresarial?
Jesús Vega - Fui diretor de RH da Zara na Espanha durante vários anos. Lá me dei conta de que as empresas de mais sucesso têm uma orientação sensual: apaixonar seus clientes e empregados, por meio de técnicas similares à da sedução. Mais tarde, quando decidi ser escritor e palestrante, comecei a estudar outras empresas de sucesso, como Apple, Starbucks, Google... Todas são sedutoras.
2 -  Como saber se minha empresa é sensual? A sensualidade está ao alcance de todos?
Vega - Você criou laços emocionais com seus clientes e empregados que vão mais além do preço ou do salário? Eles lhe ajudariam se você pedisse? Perdoariam algum erro seu? Em alguns setores isso é mais difícil - o que significa somente que levará mais tempo -, mas nunca é algo impossível. No final das contas, existe alguma empresa que não esteja composta por seres humanos, com suas emoções, sentimentos, motivações e desejos?
3 - A Apple é um case de sensualidade, mas Steve Jobs é um tirano com seus funcionários. Não é uma contradição?
Vega - Nos apaixonamos perdidamente pelas pessoas só porque elas são boas e afáveis? Ou realmente nos apaixonam aquelas pessoas que nos dão muito, mas às vezes também nos desconcertam e nos colocam em relações intensas e exigentes? Steve Jobs é “um amante apaixonado”: dá muito, mas também pede muito.
Assim também é Amancio Ortega, o fundador da Zara. Mas são líderes justos que se preocupam muito com sua equipe.
Projeto pode implodir setor de TI
O Ministério do Trabalho tem em mãos um projeto de lei que cria o vínculo empregatício entre terceirizados e empresas às quais prestam serviço. O PL, que ainda tem que passar pela Casa Civil antes de ir para o Congresso, prevê que os contratadores respondam de forma solidária pelas obrigações trabalhistas, inclusive em caso de falência da prestadora, além de proibir a terceirização de atividade-fim e estabelecer a paridade salarial com os contratados. Se aprovado - dada a ânsia regulatória do Congresso, não seria difícil - o projeto de lei vai implodir o mercado de TI.
Uma fornada de CMMIs na praça
Ao longo das próximas semanas, o mercado de TI gaúcho terá uma nova safra de empresas com um selo CMMI fresquinho em seus sites. Já anunciou a novidade a CWI, que é destaque por ter sido a única a buscar o nível 3 dentro das nove participantes Internacionaliza-RS do ESICenter Brasil. Também já anunciaram o selo Interact e GVDasa, ambas com nível 2. O programa do centro de qualidade de software espanhol instalado na Unisinos foi uma das grandes notícias de 2009: pela primeira vez, empresas gaúchas tiveram acesso a subsídios da União Europeia para qualificar seus negócios.
O BBB mais web 2.0 de todos
Entre os 15 integrantes do Big Brother 10, teremos a twitteira Tessália Serigheli, conhecida na rede de microblog como Twittess, e o dono do fotolog Orgastic Desire, Sérgio Barros. Momento tese: a inclusão de concorrentes cujo cacife foi obtido pelo menos em parte pelo seu sucesso na web 2.0 entre a fauna do BBB é de certa forma um reconhecimento da TV ao poder das novas mídias. Uma ótima notícia.
Agenda
12/01 - O Culto a Lost: Encontro gratuito debate a ligação com a internet da série e outros temas. Às 20h, na Escola de Design Unisinos (Luiz Manoel Gonzaga, 744). Pré-inscrições: www.mundocult.com.br.
26/01 - Virtualização com Xen e Hyper-V:Evento gratuito da Sisnema com demonstrações em tempo real de virtualização, XenServer, XenDesktop, Terminal Server 2008 R2 e Hyper-V R2. Das 9h às 12h30 no Plaza São Rafael.
Mercado de trabalho
Grendene - Analista de Banco de Dados, Farroupilha. Superior concluído ou em andamento na área de TI, inglês técnico, Datasul SEM e SQL. Disponibilidade para residir na Serra. CVs com vaga no assunto: jovana.brandt@grendene.com.br
Terra - Analista Sênior, Porto Alegre. Superior completo em TI. Fluência em inglês e básico em espanhol. Experiência em sistemas em C sobre Linux. CVs: http://bit.ly/192D9r.
Social
• Márcia Lima, colaboradora da coluna, aprovou trabalho de conclusão com distinção na Unisinos. A pesquisa é sobre o Twitter, queridinho da web no momento.
Sobe: GVT
Dos 88 mil gaúchos que trocaram de operadora de telefonia fixa sem mudar de número - a chamada portabilidade numérica, válida há um ano - 49% trocaram para GVT.
Desce: HP Brasil
Mário Anseloni, presidente da HP Brasil nos últimos três anos, surpreendeu e deixou a empresa para trocar de emprego. Rumores apontam para a Itautec.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO