Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 07 de Dezembro de 2009 às 00:00

HSBC vai empregar 2 mil em Curitiba


arquivo pessoal/Jc
Jornal do Comércio
Três perguntas, três respostas com Jacques Depocas, CEO do Centro Global de Tecnologia do Grupo

Três perguntas, três respostas com Jacques Depocas, CEO do Centro Global de Tecnologia do Grupo

HSBC em Curitiba.

1 - Qual é a projeção de crescimento do centro?

Jacques Depocas - Atualmente temos 400 colaboradores, número que deve dobrar já no ano que vem e subir até 2 mil em 2013. O crescimento da operação tem atraído pessoas de fora do Paraná, que já formam 30% da equipe. Essa participação deve aumentar no futuro. A qualidade de vida de Curitiba e do ambiente de trabalho do GLT tem chamado atenção. No momento, temos 140 vagas abertas.

2 - Porque a operação vai aumentar tanto?

Depocas - O HSBC mantém dois centros como esse na Índia, onde emprega 7 mil pessoas, e na China, onde trabalham 2,5 mil. Como muitas outras instituições, o banco decidiu desconcentrar seus centros de desenvolvimento offshore no exterior. Nas condições atuais, qualquer coisa que aconteça nesses países - uma epidemia de gripe, por exemplo - pode acabar tendo muito impacto na operação. Isso é um fator decisivo num momento em que conduzimos a integração de 82 sistemas legados.

3 - Qual é o diferencial dos profissionais brasileiros?

Depocas - A operação do Brasil está em alta pelas características dos profissionais daqui. Nosso quadro médio tem 27 anos e pelo menos sete de experiência. Na Índia a idade é similar, mas a vivência de mercado é de três. O brasileiro geralmente domina mais de uma tecnologia, enquanto chineses e indianos são profissionais muito especializados. Finalmente, está o fator cultural, que nos aproxima de europeus e americanos. Quando falamos de colaboração a distância, essa empatia é muito importante.

Agenda

10/12 - Seminário Abinee

Evento sobre as mudanças na regulamentação do ponto eletrônico. No Tecnopuc, das 14h às 18h. Contato: (51) 3384-0020 ou e-mail abineers@via-rs.net.

12/12 - Fim de ano DUG-RS

Evento do Grupo de Usuários Delphi traz um review das novidades do Delphi Conference. Das 8h às 14h, na Faculdade Dom Bosco. Programação completa: http://bit.ly/5WqtyK.

Mercado de Trabalho

Trino Polo - Líder Técnico, em Caxias. Experiência em lógica de programação, linguagens, frameworks, redes, protocolos e projetos de P&D. Edital: http://bit.ly/5D41c0

Canall Tecnologia - Analista Técnico Comercial, Porto Alegre. Formação técnica em Telecom. Conhecimento em cabeamento estruturado/eletricidade/fibra óptica/Voip, Auto CAD/Office avançado/ Internet. CV com pretensão rh101cn@globomail.com.

Social

Yeda Crusius esteve na Procergs, onde o presidente da estatal, Ademir Piccoli, apresentou o novo portal do governo do Estado.

Pucrs dá hadouken com Ubisoft

Veio para o Tecnopuc um estúdio de desenvolvimento de games da Ubisoft, multinacional francesa com faturamento de 1,1 bilhão e 5,7 mil funcionários. Ao mesmo tempo, a PUC-RS lançou um curso de especialização em parceria com a companhia. A universidade demorou para ter um curso ligado à criação de games, um mercado de US$ 45 bilhões em 2008. Quando o fez, contudo, foi com um lançamento de grande impacto, o qual deve chamar atenção do crescente número de jovens que vê no assunto uma carreira e não só diversão. Para usar a linguagem do pessoal dos games - de 1995, quando eu vivia no fliperama - foi um hadouken.

Bola dentro: UniPOA distribui bolsas para TI

Se tudo der certo, os vestibulandos do primeiro semestre de 2010 já terão acesso ao UniPOA, uma bolsa de estudos criada por lei municipal. A novidade prevê a redução de ISSQN das instituições de Ensino Superior da cidade de 5% para 2%, sempre que elas usem a diferença mais um ponto percentual para pagar bolsas a estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos. Devem ser criadas 800 bolsas integrais, com a sacada adicional de que metade terá que ser para cursos ligados à tecnologia, onde existe carência de profissionais. Está de parabéns o Newton Braga Rosa da InovaPOA pela ideia, que deve ser copiada.

ITS implanta SAP na Coopercargo

A Coopercargo implantou o software de gestão All-in-One da SAP com consultoria da gaúcha ITS Group. Sediada em Joinville, a nova cliente do ITS é a maior cooperativa de transportadores de carga do País, com 600 cooperados donos de uma frota de 500 caminhões. Além do ERP, também está em fase de implantação um software de gestão de armazéns, que no futuro deve ser integrado a sistemas da Receita Federal.

Sobe: Bradesco

Cerca de 1,5 milhão de clientes do banco já podem usar os caixas eletrônicos se identificando pela palma da mão em 2 mil agências. É o final das senhas, aleluia.

Desce: Terra

Portal de notícias fez um anúncio patrocinado do Google usando palavras-chave ligadas à morte do locutor Luiz Lombardi. Funcionou, mas nem tudo que funciona é bom.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO