O deputado federal gaúcho Bohn Gass (PT) continua trabalhando fortemente contra o projeto que dispõe sobre o uso herbicidas hormonais contendo princípio ativo 24d, que está tramitando na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, principalmente, para aplicação em plantas que produzem alimentos.
É contra a saúde
"Vou trabalhando, lutando contra isso, pois é contra a saúde, e é o mercado que se fecha no mundo para o Brasil", assinalou Bohn Gass ao Repórter Brasília, garantindo que acompanhará, de perto, o trâmite do projeto para a utilização de veneno nos herbicidas.
Competência dos estados e municípios
O deputado alerta que o projeto coloca atribuições de competências aos estados e municípios, e à União para regulamentar, controlar o uso de herbicidas hormonais contendo 24d. Ele argumenta que se esse controle não for feito poderá, de maneira temporária ou definitiva nos locais da origem da deriva, ser proibido o uso. Bohn Gass afirmou que foi procurado por várias entidades ao ver esse projeto tramitando na Câmara e deu um parecer contrário a essa regulamentação.
Pedido de vista
O congressista afirmou que fez um pedido de vista na Comissão de Agricultura: "Realizei reunião com as entidades, com agricultores, principalmente na serra gaúcha, que estão preocupados com a deriva dos venenos em cima das plantações de uva, do pêssego, de outras plantas. Na região da oliva, o pessoal me procurou mostrando que também é altamente prejudicial a deriva desse veneno, matando as árvores. Quem é agricultor sabe o quanto o uso de venenos é prejudicial para a agricultura, para o conjunto do ambiente e das pessoas".
Regras devem ser cumpridas
Bohn Gass chegou a conclusões: "Primeiro, temos que ser contra o uso do veneno. Mas enquanto ele é usado, temos que ter uma regulamentação, e essas regras precisam ser cumpridas, e não são em boa parte".
Aviso prévio
Na opinião de Bohn Gass, o aviso prévio "é uma ideia muito interessante, então aquela pessoa que vai usar o herbicida precisa avisar, fazer um aviso prévio, que tal dia vai fazer aplicação para que o regramento do tempo, da temperatura, do vento e de todos os temas que são correlatos na análise da aplicação sejam respeitados".
Voto contrário
"Vou fazer meu voto contrário ao relatório apresentado para podermos ter a regulamentação e trabalharmos pelo banimento do uso de venenos", acentuou Bohn Gass.