Na avaliação da professora da Universidade de Leeds, na Inglaterra, e especialista em impostos, a portuguesa Rita de La Feria, "a principal vitória da reforma tributária aprovada no Senado é saber o quanto se está pagando de imposto". Ela aponta que há avanços de vários níveis e várias fases. "O primeiro é a transparência; o brasileiro precisa da aprovação desta reforma, vai saber o que paga de impostos, que é uma coisa que há muitos anos não sabia. Quando compra um leite, quando compra um pão, quando compra um feijão."
Ganho democrático
Na visão da especialista, "o primeiro grande ganho é um ganho democrático, democracia participativa e transparência. Em médio prazo, acho que vai haver um grande ganho em termos econômicos para os brasileiros, em termos de emprego e de investimento. O Brasil estava muito atrás no que diz respeito ao sistema tributário, comparativamente ao resto do mundo".
Atrair o investidor
Na avaliação de Rita de La Feria, "é um avanço muito grande em termos de atrair investidores; de dizer que o Brasil está aberto hoje ao negócio e ao investimento estrangeiro, é um benefício para as vossas proteções. Neste momento, os produtos chegam ao Brasil com uma grande carga tributária".
Imposto transparente
"A razão pela qual se espalhou pelo mundo todo foi precisamente por verem à medida que estava acontecendo nos outros países, foram implementando o sistema de IVA, porque é um imposto que arrecada e traz economia, um imposto transparente, um imposto neutro."
Produtores de petróleo
A professora cita que "o último grande grupo que introduziu o IVA, anteriormente ao Brasil, foi o dos países que são produtores de petróleo, seis países no meio do Oriente. Angola, na África, introduziu o sistema de IVA. Em Angola já entrou em vigor, e, imediatamente, começa a ser um mundo melhor, uma fonte de receitas no país inteiro, tem sido um sucesso".
Segurança jurídica e transparência
A senadora Leila Barros (PDT-DF, foto) destaca a importância da reforma tributária no Brasil, como uma oportunidade histórica para o País avançar em direção a um sistema mais moderno e eficiente. "Há mais de 40 anos o País aguarda por uma reforma que promova segurança jurídica, transparência, e estimule a competitividade. A complexidade do sistema tributário atual, com mais de 222 mil normas de tributação, cria barreiras para o crescimento e a inovação. Essa reforma tributária vai simplificar e modernizar o Brasil, garantindo um ambiente de negócios mais favorável."


Facebook
Google
Twitter