Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Pensar a Cidade

- Publicada em 23 de Março de 2021 às 21:15

Congresso Mundial de Arquitetos inicia com programação online

Evento acontece entre 18 e 22 de julho

Evento acontece entre 18 e 22 de julho


Divulgação/UIA2021RIO
Teve início esta semana o 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO. Promovido a cada três anos, desde 1948, pela União Internacional de Arquitetos, o evento é o maior da arquitetura e do urbanismo no mundo. Esta é a primeira vez que se realiza no Brasil.
Teve início esta semana o 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO. Promovido a cada três anos, desde 1948, pela União Internacional de Arquitetos, o evento é o maior da arquitetura e do urbanismo no mundo. Esta é a primeira vez que se realiza no Brasil.
Marcado inicialmente para julho de 2020, o Congresso Mundial de Arquitetos teve que ser transferido para este ano em razão da pandemia do Covid-19. E, para garantir a participação de pessoas do mundo inteiro, além das atividades presenciais, previstas para julho, está sendo realizado também em formato digital, a partir de 22 de março.
Para os Congressistas, o conteúdo digital será enriquecido com: ArchiTalks – palestras de até 20 minutos – de mais de 50 expoentes globais da arquitetura e do urbanismo; sessões especiais da União Internacional de Arquitetos; premiações; programas de entidades parceiras e a transmissão ao vivo das atividades presenciais realizadas em julho.
Outra novidade, que condiz com o caráter democrático do evento, é que parte do conteúdo será disponibilizada de forma aberta. A partir de março, a cada mês, o UIA2021RIO promoverá Semanas Abertas com debates em série, culminando em lives – sempre disponibilizadas gratuitamente.
O UIA2021RIO teve início em 22 de março com a Semana Aberta Fragilidades e Desigualdades. A abertura oficial do evento contou com apresentação artística em vídeo e depoimentos dos organizadores do Congresso, entre eles, o presidente da UIA, Thomas Vonier, e a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay.
Ao longo da primeira semana serão realizados três debates, um por dia, e uma live, consolidando as principais questões abordadas nos debates. O primeiro, com o título “Arquitetura da Inclusão Social”, reuniu a arquiteta suíça Fabienne Hoelzel, a socióloga carioca Maria Alice Rezende de Carvalho e a jornalista Mariana Barros, da agência de comunicação Cidades21, que fez a moderação.
Na sequência, a palestra “O que é mesmo periferia?”, teve apresentação do arquiteto Alfredo Brillembourg, que comanda o Urban-Think Tank (U-TT), escritório de design interdisciplinar em Caracas, na Venezuela. A atividade foi conduzida pelo arquiteto Fernando Serapião, editor da revista Monolito.
O terceiro debate trata especificamente da “Arquitetura na Favela” e conta com nomes os arquitetos Alejandro Echeverri, com atuação em intervenção urbana e social em Medelín, e Jorge Jáuregui, que há mais de 30 anos trabalha no Rio de Janeiro. A moderação é a também arquiteta e editora da revista Projeto, Evelise Grunow. A Live da Semana reunirá Fabienne Hoelzel, Alfredo Brillembourg e Adriana Levisky, arquiteta de São Paulo. A moderação ficará a cargo do vice-presidente do IAB para relações UIA2021RIO, Nivaldo Andrade.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO