Prefeitos, secretários e vereadores gaúchos serão recebidos pela Federasul, em Porto Alegre, para participar da “Aceleradora de Gestores Públicos”. A iniciativa, organizada pela Divisão de Cidades Inteligentes, será nesta quinta-feira, 30 de novembro, e sexta-feira, 1º de dezembro, e vai proporcionar uma imersão em inovação para quem está no comando dos municípios.
Surgida há um ano, a divisão é coordenada por Rafael Bechelin, especialista no assunto, e formada por representantes da “quádrupla hélice” da inovação: empresas, governo, academia e sociedade civil organizada. “Mais de 20 organizações se juntaram para fomentar as cidades inteligentes”, conta.
A ação desta semana, que acontecerá no Palácio do Comércio, será a primeira organizada pelo grupo e tem como objetivo orientar gestores para atuarem com a inovação em suas cidades. “Conheço os desafios de iniciar a jornada de inovação. O primeiro é pensar em cultura de inovação”, aponta Bechelin.
Na trilha de atividades vai abordar diversos temas - cultura de inovação, ambiente regulatório, conectividade e participação cidadã, entre outros. Ao final dos dois dias, será orientada a construção de um plano de ação com os primeiros passos dos gestores públicos.
Mais que palestras, Bechelin explica que a atividade será uma capacitação prática, com emissão de certificado e sem custo aos participantes. Ele resume como “um projeto de consciência social, de impacto na ponta. Quando se consegue efetivamente mudar a cultura de um gestor público, a cidade pode ser beneficiada com isso”.
Ainda é possível se inscrever - o formulário e mais informações estão disponíveis
no site da Federasul.