"O Eu Catador - Reciclando Humanidades" foi o tema do trabalho final de Alexandro Cardoso, o Alex, no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentado em março deste ano. O texto, que mescla a caminhada de Alex como catador de materiais recicláveis e pesquisador acadêmico, se transformou em livro com o mesmo título e será lançado no dia 14 de dezembro durante a
Expocatadores, em São Paulo, que terá a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na atividade Natal dos Catadores. As informações são da Rede Covid-19 Humanidades MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Ufrgs, onde Alex cursa mestrado.
Catador de materiais recicláveis desde a infância, ofício exercido pelos pais e outros familiares, Alex integra a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT), em Porto Alegre, e é membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. A partir da data de lançamento, a obra estará disponível gratuitamente no formato e-book no site do
PPGAS e da
Rede Covid-19 Humanidades MCTI. Serão impressos 500 exemplares, disponíveis em eventos e rodas de conversas sobre o livro.
“A catação de materiais recicláveis é carregada de ressignificações. Estar atento e compreender este universo é um dos caminhos para ampliar a reciclagem, a inclusão social e a renda das catadoras e catadores de materiais recicláveis. Esta categoria faz um importante trabalho, dando vida ao que seria desperdício, gerando beleza do feio, calmaria ao desespero. Afinal, o que de bom pode haver na vida de um catador?”, provoca o autor.
Capa do livro "O Eu Catador: Reciclando Humanidades", de Alex Cardoso. Imagem: Divulgação/JC
#paratodosverem Início da descrição: Capa do livro. Sobre fundo vermelho, uma fotografia do autor em frente a fardos de materiais coletados e embalados para a reciclagem. Se lê: O Eu catador. Reciclando humanidades. Alexandro Cardoso. Fim da descrição.
Saiba mais: A defesa do trabalho de conclusão do curso de Ciências Sociais de Alex Cardoso aconteceu no dia 1° de março de 2022, data em que é celebrado o Dia Internacional das Catadoras e dos Catadores de Materiais Recicláveis. A atividade ocorreu em formato híbrido no galpão de triagem da ASCAT, com
transmissão online. “Os textos do livro refletem uma parte da minha caminhada enquanto catador de materiais recicláveis, estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador da Rede Covid-19 Humanidades MCTI. É com alegria que os compartilho”, declara.