Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Planejamento urbano

- Publicada em 07 de Agosto de 2022 às 11:33

Altura deve ser definida no licenciamento, afirma prefeito Sebastião Melo

Exposição na Câmara marca retomada das atividades presenciais de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre

Exposição na Câmara marca retomada das atividades presenciais de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre


LUIZA PRADO/JC
Crítico ao que chama de “reduzir a discussão do Plano Diretor à definição de altura”, o próprio prefeito Sebastião Melo (MDB) pautou o assunto na entrevista que concedeu à imprensa no evento de abertura da exposição sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre na manhã de sábado, dia 6 de agosto. Com isso a prefeitura retoma as atividades presenciais de revisão do plano.Para o chefe do Executivo, responsável por propor a nova redação da legislação urbanística, “altura quem tem que dar é o licenciamento”. Como exemplo, Melo cita a recente alteração da norma especificamente para o Centro Histórico, em que a definição para a altura de novos prédios é analisada caso a caso, conforme proposta de quem quer construir.A exposição marca a retomada das atividades presenciais da revisão do Plano Diretor, que iniciou com oficinas em 2019 e ficou suspensa por mais de dois anos devido à pandemia de Covid-19. O lugar escolhido para a atividade, a Câmara de Vereadores, reflete a intenção do prefeito de aproximar os legisladores do debate desde agora. A previsão é enviar o projeto de lei ao Legislativo em agosto de 2023.“Sugiro à Mesa Diretora se reunir e formar comissão”, disse Melo ao público que visitou a exposição no sábado. Antes dele, o presidente da Casa e seu colega de partido Idenir Cecchim havia comentado a intenção de acompanhar os trabalhos da revisão, com apoio de assessoria técnica e diálogo com entidades empresariais - citando diretamente o Sinduscon.Após a estadia na Câmara, a exposição passará pelas oito regiões de planejamento e nas Ilhas, entre agosto e setembro.
Crítico ao que chama de “reduzir a discussão do Plano Diretor à definição de altura”, o próprio prefeito Sebastião Melo (MDB) pautou o assunto na entrevista que concedeu à imprensa no evento de abertura da exposição sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre na manhã de sábado, dia 6 de agosto. Com isso a prefeitura retoma as atividades presenciais de revisão do plano.

Para o chefe do Executivo, responsável por propor a nova redação da legislação urbanística, “altura quem tem que dar é o licenciamento”. Como exemplo, Melo cita a recente alteração da norma especificamente para o Centro Histórico, em que a definição para a altura de novos prédios é analisada caso a caso, conforme proposta de quem quer construir.

A exposição marca a retomada das atividades presenciais da revisão do Plano Diretor, que iniciou com oficinas em 2019 e ficou suspensa por mais de dois anos devido à pandemia de Covid-19. O lugar escolhido para a atividade, a Câmara de Vereadores, reflete a intenção do prefeito de aproximar os legisladores do debate desde agora. A previsão é enviar o projeto de lei ao Legislativo em agosto de 2023.

“Sugiro à Mesa Diretora se reunir e formar comissão”, disse Melo ao público que visitou a exposição no sábado. Antes dele, o presidente da Casa e seu colega de partido Idenir Cecchim havia comentado a intenção de acompanhar os trabalhos da revisão, com apoio de assessoria técnica e diálogo com entidades empresariais - citando diretamente o Sinduscon.

Após a estadia na Câmara, a exposição passará pelas oito regiões de planejamento e nas Ilhas, entre agosto e setembro.

Prefeitura quer regramento diferenciado por bairros

A proposta conceitual do Plano Diretor será promover o adensamento da cidade, com a permissão de construir mais em regiões já atendidas por infraestrutura e serviços públicos. Além disso, o documento deve ter “foco no detalhamento do território”, sustenta Germano Bremm, secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.

A exemplo das “áreas de revitalização” definidas pela redação atual do Plano Diretor para o Centro Histórico e o 4º Distrito e outros territórios, a prefeitura pretende “criar esse comando macro e fazer o detalhamento”, explica Bremm. Para o prefeito Sebastião Melo, “o Plano Diretor tem que tratar diferente as regiões”, usando como exemplo dois bairros nos extremos de Porto Alegre - Lami ao sul e Sarandi ao norte, além da zona rural.

Ou seja, caso a proposta da prefeitura seja acolhida pelos vereadores, a sociedade poderá esperar debates setorizados, provavelmente ao nível de bairro ou pequenas regiões. Mas isso, insiste o secretário Bremm, não está em discussão no momento - o que está em andamento agora é a etapa de leitura da cidade, que culminará em dezembro com a realização de uma conferência de avaliação do Plano Diretor. As propostas serão apresentadas no início de 2023, a partir da conferência de revisão e, após, da audiência pública que antecede o envio do projeto de lei à Câmara.

Saiba mais

O que é o Plano Diretor

Instituído por lei municipal, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana dos municípios brasileiros, conceito previsto na Constituição Federal e regulamentado pelo Estatuto da Cidade. É obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes (e em alguns outros casos especiais) e deve passar por revisão pelo menos a cada 10 anos, em processo com participação da sociedade.

O Plano em Porto Alegre

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre é de 1999, atualizado por revisão sancionada em 2010. Para a atual revisão, a prefeitura conta com acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), responsável por contratar as consultorias que atuarão em diferentes etapas do processo. Para isso, a prefeitura de Porto Alegre pagou R$ 10.980.200,00.

Calendário das próximas exposições

Exposição na Câmara Municipal marcou a volta das atividades presenciais; etapa é de 'leitura da cidade'

Exposição na Câmara Municipal marcou a volta das atividades presenciais; etapa é de 'leitura da cidade'


LUIZA PRADO/JC
Visitação a partir das 10h
- 20 de agosto: RGP 1
Local: EMEF Porto Alegre - Rua Washington Luiz, 203, bairro Centro
- 21 de agosto: RGP 2 - Ilhas
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora da Boa Viagem - Rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada
- 27 de agosto: RGP 2 - continente
Local: EMEF Vereador Antônio Giúdice - Rua Caio Brandão de Mello, 1, bairro Humaitá
- 28 de agosto: RGP 3
Local: EMEF João Antônio Satte - Av. Gamal Abdel Nasser, 500, bairro Rubem Berta
- 3 de setembro: RGP 5
Local: EMEF Prof. Elyseu Paglioli - R. Butuí, 221, bairro Cristal
- 4 de setembro: RGP 4
Local: EMEF Wenceslau Fontoura - Rua Irmã Inês Faveiro, 1, bairro Mário Quintana
- 11 de setembro: RGP 6
Local: EMEF Neusa Goulart Brizola - R. Monsenhor Ruben Neis, 430, bairro Cavalhada
- 17 de setembro: RGP 7
Local: EMEF Deputado Marcírio Goulart Loureiro - R. Saibreira, 1, bairro Aparício Borges
- 18 de setembro: RGP 8
Local: EMEF Prof Larry José Ribeiro Alves - Av. Economista Nilo Wulff, 1000, bairro Restinga