{{channel}}
Laranjas podres
Com laranjas podres refiro-me não aos políticos corruptos que se valem de laranjas, mas sim a falta de uma fruta natural, laranja de umbigo, vendida em feiras e supermercados de nosso Estado com gosto de podres. Um dia desses perguntei a um feirante no Largo da Epatur porque não encontrava laranja de umbigo boa, suculenta e doce e ele respondeu-me que essa não existia mais por causa da quantidade de cruzamentos das sementes e agrotóxicos no plantio. Senhores produtores de frutas, gostaria de ouvir suas explicações. (Nei Tolotti, advogado)
Profissões
O avanço tecnológico, a era digital e o surgimento das mídias sociais criaram novas profissões e transformaram antigas. Nesse processo, muitas delas também correm o risco de desaparecer. A revista norte-americana Forbes divulgou recentemente uma lista de carreiras que serão extintas até 2020. A pesquisa foi baseada principalmente no desgaste de áreas que exigem pouca qualificação. Na lista de 10 profissões a desaparecer estão agricultor, carteiro, costureira, operador de painel de controle e cozinheiro de fast food. Em outra lista, voltada para a extinção provocada pela tecnologia, estão profissionais como: o montador de equipamentos elétricos ou eletrônicos, o arquivista e técnicos de impressão. Com essas transformações e o mercado cada vez mais competitivo, a dica é ficar ligado nas áreas em que a demanda não encontra oferta e buscar preparo e qualificação profissional para ter o conhecimento e habilidade esperados pelos empregadores. (Danilo Guedes Romeu, professor)
Vergonha
É incrível a legislação penal brasileira. Criminosos julgados e condenados estão indo para a folclórica “prisão domiciliar”. Isso é uma piada, não existe prisão em casa. Prisão é quando se está na cadeia. É uma vergonha para todos os demais brasileiros que podem parar atrás das grades por outros problemas bem menores. (Marco Antônio da Rosa, Porto Alegre)
Racismo
O Rio Grande do Sul sempre se ufanou de ser um estado com mais consciência política que os outros. Mas, e agora, com essas agressões racistas contra jogadores de futebol? Isso é uma vergonha! (Moisés Ribas, Porto Alegre)
Futebol
A decadência técnica do futebol brasileiro é visível. O nosso “jeito” de jogar acabou, justamente ele que encantava as plateias de todo mundo. Agora, só nos resta ver, pela TV, os nossos craques jogando na Europa e até nos Estados Unidos, em equipes bem estruturadas. Por aqui, continua imperando o amadorismo. (Célio Montoro, Porto Alegre)