O empreendedorismo

Por

A inovação está aliada aos novos empreendedores com a coragem de colocar em prática o seu sonho. Muitas vezes, sem o devido preparo para administrar o seu empreendimento, após a criação, nas fases de organização, gerenciamento e controle, não tendo a aptidão para administrar, recorre-se a um administrador que é focado nos resultados de forma a ter eficiência. Os fatos que serão desencadeados após um processo empreendedor influenciam diretamente na sociedade, pois, com a geração de renda para colaboradores, impostos são recolhidos para o Estado, que reverterão em investimentos para a sociedade como um todo. A responsabilidade ambiental tem que ser incorporada nos processos de um empreendedor, independentemente de sua área de atuação no mercado, pois criar e produzir de forma sustentável não pode ser utilizado somente para promover a empresa, mas sim como uma das premissas de uma empresa com foco no cliente e que tem responsabilidade social. Sendo assim, empreender é necessário, mas com a preocupação e o devido planejamento para atender também às necessidades da sociedade. (Márcio Santos, graduando em Processos Gerenciais)

Lixo 

A implementação do sistema de contêineres, apesar de muito válida, deveria ter sido antecedida por uma campanha elucidativa. Após alguns meses, percebeu-se que não havia nenhum critério em sua utilização. Lixo orgânico misturado com vidros, papéis, metais etc... Em minha rua, todas as noites, há sempre alguém que abre os contêineres, revira todo o lixo, retira-o de dentro e,após uma seleção, leva o que interessa, e o resto permanece ali mesmo, no chão, causando mau cheiro e profusão de insetos. (Wilfried Jussen Junior, Porto Alegre)

CEEE

Estou tentando pagar, há 10 dias, uma pequena diferença, a chamada Conta Final, que a CEEE me cobra, pelo desligamento de luz em apartamento. Como passou o prazo, por causa da greve, e só poderia pagar em agências da CEEE, estou sem poder honrar o compromisso, e isso me incomoda, pois não gosto de ficar devendo nada para ninguém. Essa greve desanima a população. (Natália Fortes, Porto Alegre)

Beira-Rio 

A reforma do Beira-Rio mostrou o quanto um clube pode fazer com o apoio da torcida e com planejamento. (Luciano Bernardes, Cuiabá/MT)

Petrobras

Quando vão colocar todos os pingos nos “is” do escândalo da Petrobras. O que era “nosso” virou negociata para alguns. Depois, não querem que se lastime que tudo que é público no Brasil acabe dando em corrupção. Aliás, na área privada, ocorrem também negociatas. (Salvador Rossitto, Canoas/RS)

Na coluna Palavra do leitor, os textos devem ter, no máximo, 500 caracteres, podendo ser sintetizados. Os artigos, no máximo, 2 mil caracteres, com espaço. Os artigos e cartas publicados com assinatura nesta página são de responsabilidade dos autores e não traduzem a opinião do jornal. A sua divulgação, dentro da possibilidade do espaço disponível, obedece ao propósito de estimular o debate de interesse da sociedade e o de refletir as diversas tendências.