Xi Jinping - China

Por

Na edição do Jornal do Comércio de 24/10/13, no Frases e Personagens, consta a saudação aos executivos de grandes empresas globais por Xi Jinping, presidente da China. Recordei quando estive em Hong Kong, em 1979, e o guia afirmou que, no regime de Mao Tsé-Tung, os chineses pobres ficaram mais pobres, e os ricos menos ricos. Meu irmão Elísio Contini, da Embrapa de Brasília, num encontro em Pequim em 2011, comentou com uma cientista chinesa: estou vendo que aqui não existe o sistema comunista, e sim capitalista. Ela respondeu: você está enganado, faz 5.000 anos que estamos no capitalismo, interrompemos só 40. (Davino Contini)

Árvore 

No dia 21/9, uma árvore caiu em frente a uma escola na zona Norte, no bairro Chácara das Pedras. Felizmente não houve vítimas. Sugiro que a Smam mantenha uma equipe de funcionários para vistoriar todas as ruas que estão bem arborizadas para examinar qual vegetal está em condições de ser removido, a fim de evitar prejuízo para os cidadãos. Se alguma árvore vier a cair em cima de automóveis, o município é o responsável e terá de indenizar o proprietário. Mas o risco de cair em cima de pessoas também existe, o que é mais grave. (Rejane Santa Helena, autônoma)

Passes 

Nasci e me criei em Porto Alegre. Gostava e gosto de futebol e agora já estou na “melhor idade”, aquela em que a gente gasta todo o minguado dinheiro da aposentadoria do INSS em remédios... Sempre disse e ouvi que o jogador tal deu “um passe” para o outro fazer um gol ou uma bela jogada. Agora, os colonizados jornalistas esportivos, para imitar os europeus e os norte-americanos do basquete, falam em “assistência”. Para mim, assistência era o nome que se dava às ambulâncias do Pronto Socorro da Capital até os anos de 1960, antes de haver o Samu, que já foi Samdu, ou seja, Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência, com sede ali pertinho do Parcão. Continuarei dizendo passe em vez de assistência. Aliás, qualquer unha encravada de jogador de futebol tem mais cobertura da imprensa do que os reais problemas do Brasil. (Fernando Menta de Castro) 

Petróleo 

Quanta besteira sobre essa tal de camada do pré-sal. O petróleo está lá, é nosso há milênios – antes de o Brasil ser descoberto – e tinha mesmo que ser explorado. A Petrobras não reajustou os combustíveis, tem déficit operacional enorme, seu grau foi rebaixado e não tem dinheiro para nada. Aí ficam alguns a dizer que o petróleo é nosso. No fundo, os petroleiros queriam mais privilégios, além dos que já têm, como planos de saúde e aposentadorias totalmente fora da realidade dos demais brasileiros. São uns sortudos. O petróleo pode ser nosso, mas a Petrobras é dos seus engenheiros e demais funcionários. (Maria Amália Flores, Sapucaia do Sul/RS)

Na coluna Palavra do Leitor, os textos devem ter, no máximo, 500 caracteres, podendo ser sintetizados. Os artigos, no máximo, 2 mil caracteres, com espaço. Os artigos e cartas publicados com assinatura neste jornal são de responsabilidade dos autores e não traduzem a opinião do jornal. A sua divulgação, dentro da possibilidade do espaço disponível, obedece ao propósito de estimular o debate de interesse da sociedade e o de refletir as diversas tendências.