Árvores e duplicação

Por

Em resposta à carta de Marcos Coimbra Fernandez, publicada nesta coluna Palavra do Leitor, é preciso que fique claro que um sistema viário melhor não significa duplicação de pistas de rolagem. Como sabem os urbanistas, ao ampliar as pistas, amplia-se o uso do automóvel individual e o congestionamento volta a acontecer em poucos anos, sendo que o estrangulamento apenas havia se transferido momentaneamente para outras vias. As alternativas para um melhor sistema viário são duplicação temporária de pistas (em horário de pico), melhora no transporte público e desincentivo ao uso de automóvel individual. Sem este tripé, os congestionamentos seguirão sempre iguais, e o dinheiro da população sendo gasto inutilmente em obras que só favorecem às empreiteiras e seus cúmplices - e nunca o povo. E as árvores? Bom, elas estão sendo as primeiras a pagar esta conta, depois virá o nosso bolso. (Edgardo Antunes, arquiteto, Porto Alegre)
Porto Alegre
Para quem, como eu, nasceu, viveu a infância e a juventude no querido Alto da Bronze, estudou no colégio Nossa Senhora das Dores, frequentou a pracinha do Alto da Bronze, ali jogando muito vôlei e basquete, quando criança ainda esteve no jardim de infância (esse era o nome, não?) Pica-Pau Amarelo, ia às missas na igreja das Dores, às vezes na catedral, assistia aos concertos no antigo Araújo Vianna, é muito emocionante, aos 80 anos de idade, ver tantos festejos pelos 241 anos de Porto Alegre. Saí daqui por conta da minha profissão de militar da gloriosa Força Aérea Brasileira (FAB), mas Porto Alegre sempre morou no meu coração e, sempre que era possível, voltava. Como disse o poeta, que saudades da minha infância querida, dos anos que não voltam mais. Mas Porto Alegre é onde me sinto bem e gosto de estar aqui. Apenas isso me basta. (Augusto Andrade)
Trânsito
Todas as obras que estão sendo feitas em Porto Alegre são importantes. Mas o problema é que foram lançadas ao mesmo tempo. E isso causa problemas, apesar de que, depois da Copa, tudo ficará melhor, inclusive com a balneabilidade do Guaíba. (Silvio Menta, Porto Alegre)
Alargamento
O prefeito José Fortunati deverá olhar para as radiais da Capital que permitem o alargamento em trechos bem extensos em Porto Alegre. Seria mais fácil ir fazendo aos poucos do que deixar tudo para alargar uma Protásio Alves, Assis Brasil, Benjamin Constant e outras. (José Ary Fontoura)