Mensalão

Por

Prestes a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Carlos Ayres Britto afirmou que o processo do Mensalão deve ser julgado ainda no primeiro semestre de 2012, caso não seja possível, o tema não deixará de ser apreciado mesmo durante as eleições. “Temos a nítida compreensão de que há um processo eleitoral paralelo a partir de 6 de julho e vamos ver se conseguimos terminar esse processo antes (...). Se não for possível, os dois seguirão paralelamente”, em entrevista concedida ao Jornal Nacional em 17/4/2012. Vamos esperar. (Gentil Pazzini)
Rio
Verifico em minha cidade, São Leopoldo, que há ausência de proximidade da população com seu rio. A preservação e o cuidado da grande massa com este patrimônio devem passar obrigatoriamente pelo carinho e sentimento de responsabilidade. Essas características só se desenvolvem quando o povo vê e pode contemplar o que de bom a natureza oferece. As grandes cidades não afastam seu cidadão da natureza, ensina-lhes a respeitar e cuidar do que lhes pertence. O pôr do sol do Guaíba é apaixonante e desperta interesse nos seus cidadãos. Por que o Rio dos Sinos não pode ser tão querido pelos cidadãos de seu Vale? (Diego Oliveira - guascas@gmail.com)
SPH esclarece
Ao contrário do que foi publicado na página 2 do Jornal do Comércio, edição do dia 17/4, Imagem do Dia, os equipamentos que estão em processo de montagem no porto de Porto Alegre nada têm a ver com a instalação de uma nova empresa na área portuária. A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) informa que o material faz parte de um enorme guindaste, de 750 toneladas, que está sendo montado na área do porto da Capital e será destinado à instalação das estruturas metálicas que irão sustentar a cobertura da Arena do Grêmio. (Superintendência de Portos e Hidrovias)
Morte
Triste a morte do Cláudio Cabral, 71 anos, um bom cronista esportivo e filho do imortal Cid Pinheiro Cabral, que brilhou na antiga Folha da Tarde. Aos poucos, ano após ano, toda uma geração de jornalistas que marcaram uma outra época dos jornais, rádios e tevês está desaparecendo. Não era melhor ou pior, era diferente e havia mais contato entre os leitores, ouvintes e telespectadores, sem celular, sem internet, mas havia o contato pessoal, a visualização do jornalista/comentarista. Que Deus o tenha. (Renato Balbão, Porto Alegre)
Crucifixo
Tiraram os crucifixos das repartições do Judiciário. Tudo bem. O Brasil é um Estado laico, está correto. Mas era uma simbologia. Mas também acho que ninguém deixará de ser cristão por causa disso. Um exagero, mas a Justiça que se julgue. (Maria Antonieta Tavares, Rio Grande/RS)
Na coluna Palavra do leitor, os textos devem ter, no máximo, 500 caracteres, podendo ser sintetizados. Os artigos, no máximo, 2 mil caracteres, com espaço. Os artigos e cartas publicados com assinatura nesta página são de responsabilidade dos autores e não traduzem a opinião do jornal. A sua divulgação, dentro da possibilidade do espaço disponível, obedece ao propósito de estimular o debate de interesse da sociedade e o de refletir as diversas tendências.