Acorda, Brasil

Por

Anulo meu voto há anos! Motivos? Muitos! Eis mais alguns: dia 13 de abril um brasileiro negro indignado sobe no mastro da bandeira em Brasília e ateia fogo na mesma. Talvez pegue três anos por isso, por atentar contra um símbolo nacional. Já o senador Paim rasga a Constituição em frente às câmeras e nada aconteceu, sendo que a Constituição também tem seu valor como símbolo nacional. Também, recentemente, indicaram para o Conselho de Ética do Senado, adivinhem quem? Os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá. O senhor Renan é aquele da empreiteira Mendes Júnior e o senhor Jucá é aquele das compras de rádios em Alagoas, tráfico de influência, desvio de dinheiro público. Estas lamentáveis, vergonhosas e indecentes informações foram publicadas na coluna de Adão Oliveira. Por estas e por muitas outras razões o meu voto nenhum de todos eles, ditos representantes do povo, irá jamais levar. Acorda, Brasil! (Mário Luiz Bösel Von Pfeil, Morro Redondo/RS)
Livro
Guilherme Santa Helena estará lançando nesta quinta-feira o seu livro Urtiga no rabo do cavalo e outras invencionices campeiras.  Será no Centro Cultural Rubem Rodrigues, na avenida Princesa Isabel, 370, das 15h às 18h. Conheço o escritor há anos e sei da sua capacidade em narrar. Porto Alegre está precisando de mais gente que adote esse modelo. (Tania Bernardes, Porto Alegre)
Crítica
Que o Jornal do Comércio é chapa branca e é calça e cueca com as autoridades eu já sabia. Agora ficar jogando confete em um homem que quando estava na presidência todo mundo via e dizia que não tinha condições de estar lá é outra bem diferente, como no editorial do dia 5/7/2011. Só porque teve um ministro que foi da Economia e que seus assessores fizeram um plano para acabar com uma inflação que só existia no Brasil, não é motivo para reverenciá-lo, chamando-o de inteligente, quando passava bem longe disso. As manifestações de incapacidade de Itamar Franco, para ser generoso com o velho falecido, falam por si mesmas. Realmente, esse jornal me enoja por sua hipocrisia e baboseiras e é uma prova da pequenez da imprensa no Brasil. Se aqui o Judiciário, que vocês tanto bajulam, está no século XVIII, a imprensa está no século XIX. (Rafael Alberti Cesa, Caxias do Sul/RS)
Calçadas
Mais uma campanha da prefeitura, muito bem-intencionada. Mas as calçadas da Capital estão que é um horror, totalmente desniveladas ou esburacadas. É dever dos donos dos imóveis pavimentá-las. Mas não há padrão, lajes de grês quebram e pedras irregulares também se soltam. Vamos adotar dois ou três modelos e indicar à população? (Anapaula Monteiro, Porto Alegre)
Na coluna Palavra do leitor, os textos devem ter, no máximo, 500 caracteres, podendo ser sintetizados. Os artigos, no máximo, 2 mil caracteres, com espaço. Os artigos e cartas publicados com assinatura nesta página são de responsabilidade dos autores e não traduzem a opinião do jornal. A sua divulgação, dentro da possibilidade do espaço disponível, obedece ao propósito de estimular o debate de interesse da sociedade e o de refletir as diversas tendências.