Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Painel Econômico

Coluna

- Publicada em 28 de Novembro de 2014 às 00:00

Melhoria para exportar arroz por Rio Grande


RICARDO ARA/JC
Jornal do Comércio
Dentro de três semanas, devem ser iniciadas as obras de reforma e ampliação do Porto Novo, em Rio Grande, abrindo um moderno terminal da Cesa para exportação de arroz. A informação é do presidente Henrique Osório Dornelles, da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz). Para evitar interrupção nas exportações, uma das saídas para o impasse de super produção que vive o setor, foi feita parceria com a CCGL para uso de seu terminal. O aumento das vendas de arroz para o exterior – o volume quadruplicou, nos últimos seis anos – foi que estabilizou o setor, melhorando a rentabilidade dos produtores.
Dentro de três semanas, devem ser iniciadas as obras de reforma e ampliação do Porto Novo, em Rio Grande, abrindo um moderno terminal da Cesa para exportação de arroz. A informação é do presidente Henrique Osório Dornelles, da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz). Para evitar interrupção nas exportações, uma das saídas para o impasse de super produção que vive o setor, foi feita parceria com a CCGL para uso de seu terminal. O aumento das vendas de arroz para o exterior – o volume quadruplicou, nos últimos seis anos – foi que estabilizou o setor, melhorando a rentabilidade dos produtores.
Terras à venda
Um grande empresário gaúcho, proprietário de vastas extensões de terras no Uruguai, está preocupado com a provável vitória da Frente Ampla nas eleições do dia 30 naquele país. Ele torce por uma derrota da esquerda, pois o atual governo do presidente José Mujica, da Frente Ampla, está obrigando-o a vender 16 mil hectares de suas propriedades sob a acusação de excesso de terras em mãos de um estrangeiro. Ele possui mais de 100 mil hectares. Pede US$ 5 mil o hectare.
Consultoria
Na nota de quinta-feira, sobre o novo projeto de vinhos e azeitonas em Pinheiro Machado, faltou dizer que a comitiva foi assessorada, na Califórnia, pelo professor Paul Vossen, da Universidade de Davis, especialista em oliveiras, azeitonas e azeites. É um dos mais famosos catadores (degustadores) de azeites dos Estados Unidos.
Sustentabilidade
O Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades) e o CIEE lançarão, dia 3 de dezembro, o programa Café Diálogos Sustentáveis, para aportar conteúdo sobre o tema e contribuir com soluções ecoeficientes. O presidente do Ilades, Marcino Fernandes Rodrigues, informou que, no lançamento, estará em pauta o desafio de conciliar a preservação ambiental e o  desenvolvimento econômico sustentável, sendo palestrantes o promotor de Justiça Alexandre Saltz, secretário-geral do Ministério Público Estadual/Promotoria Especializada em Meio Ambiente, e o economista e professor da Unisinos, Igor Morais. Os futuros debates serão sobre economia verde e de baixo carbono, mudanças climáticas, saneamento básico, mobilidade urbana, mobiliário urbano, resíduos sólidos urbanos e industriais, cidades inteligentes e governança na gestão sustentável e ambiental. O evento será às 8h30min, no CIEE, rua Dom Pedro II, 861 – sala 1.
Factoring
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as empresas de fomento comercial — factorings — do Rio Grande do Sul não são obrigadas a estarem registradas no Conselho Regional de Administração (CRA). O STJ reconheceu que os serviços prestados pelas factorings não são de prerrogativa exclusiva do bacharel em Administração de Empresas, segundo o consultor jurídico do sindicato das empresas, Alexandre Neves.
Vinhos
A Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, encerra 2014 com o lançamento de dois novos rótulos: os vinhos da linha Luar do Pampa Gewürztraminer e Chardonnay. A vinícola já possui 14 rótulos à venda.
Zona portuária
A Agência Futuro, do economista gaúcho Gustavo Grisa, está atuando no processo de transformação econômica da Região Portuária da cidade do Rio de Janeiro, que, segundo Grisa, é “o maior projeto de regeneração econômica induzida em área urbana do mundo, o tipo de ocupação da região e o perfil dos estabelecimentos comerciais e de serviços irão mudar significativamente”. Enquanto isso, o projeto semelhante, do Cais Mauá, em Porto Alegre, não sai do papel.
ITCientec
A empresa Falker, líder no fornecimento de tecnologia para o agronegócio, iniciou suas atividades na Incubadora Tecnológica ITCientec, onde passou dois anos. Seu sucesso, assim como o de outras lá incubadas, é motivo de orgulho para Luiz Antonio Antoniazzi, presidente da Cientec. Diz que a FK-Biotecnologia e a Seccare também estão no mercado com produtos inovadores, gerando mercado e renda. A Cientec possui duas incubadoras de base tecnológica, uma em Porto Alegre e outra no campus no Distrito Industrial de Cachoeirinha.
O Dia
  • Sexta-feira e sábado, o Fitness Business Tour, da Fitness Brasil, que visa desenvolver negócios para esse mercado. No hotel Continental.
  • Sexta-feira, às 9h, na prefeitura da Capital, Colóquio Brasileiro de Direitos Humanos, com homenagem a Luiz Fux, ministro do STF, comemoração dos 70 anos do fim do Holocausto, promoção da Academia Brasileira de Filosofia, Fundação Escola Superior do Ministério Público e prefeitura.
  • O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa realizará palestra de Osvaldo Schirmer sobre o presidente do Conselho de Administração, na Amcham.
  • Grande festa de Natal, sexta-feira, às 19h, no Largo Cultural do Shopping Total, com shows, diversões e fogos de artifício.
  • 7ª Edição do Happy Hour — Network Meeting, da Alest Consultoria, sexta-feira, às 19h, na rua Padre Chagas, 67/401.
  • The Pint é o pub aberto pela cervejaria Babel, na esquina José do Patrocínio-Sarmento Leite, com 10 torneiras das melhores cervejas artesanais da cidade.
  • Sábado, Oden & Qyns Tge Urban Pirates fazem lançamento da coleção verão 2015, às 16h, na Urban Arts Porto Alegre.
  • O designer gráfico Bento de Abreu lançará nova coleção de cadernos artesanais, às 18h, sábado, no Wine Box Bistrô (Travessa da Paz, 44).
  • O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil promoverá, sábado, a segunda edição do Encontro dos Trabalhadores Migrantes, às 8h, na rua Olavo Bilac, 15.
  • Até o dia 25 de janeiro, a exposição Cantoverso, de Nelson Felix, no Instituto Ling, rua João Caetano, 440.
  • Domingo, a Toniolo Busnello realizará o 10º Dia da Qualidade, reunindo cerca de 500 funcionários de vários estados, na Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO