Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Painel Econômico

Coluna

- Publicada em 14 de Julho de 2014 às 00:00

Para entender a Lei Anticorrupção


SILVIO WILLIAMS/JC/JC
Jornal do Comércio
Como entender a nova Lei Anticorrupção e seus impactos no ambiente de negócios, que não serão poucos, segundo os comentários nos meios empresariais, será o assunto no almoço da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL), dia 24, com Ricardo Teixeira, da Delloite Brasil. Com escritório em Salvador (BA), ele é especialista em consultoria empresarial e gestão dos riscos empresariais em termos estratégicos e operacionais. Também falará sobre as tendências internacionais no combate a fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro, o que gerou a lei brasileira, especialmente por pressão da Inglaterra, e as estratégias de implantação, pelas empresas, de programas de compliance (cumprimento e acompanhamento).

Como entender a nova Lei Anticorrupção e seus impactos no ambiente de negócios, que não serão poucos, segundo os comentários nos meios empresariais, será o assunto no almoço da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL), dia 24, com Ricardo Teixeira, da Delloite Brasil. Com escritório em Salvador (BA), ele é especialista em consultoria empresarial e gestão dos riscos empresariais em termos estratégicos e operacionais. Também falará sobre as tendências internacionais no combate a fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro, o que gerou a lei brasileira, especialmente por pressão da Inglaterra, e as estratégias de implantação, pelas empresas, de programas de compliance (cumprimento e acompanhamento).

Lei Anticorrupção II

Na avaliação de Siegfried Koelln, presidente da ACIS-SL, há muitas dúvidas quanto à aplicação da lei e o setor empresarial precisa estar atento, pois as companhias podem ser punidas, inclusive, sem a necessidade da comprovação de culpa. Com a entrada em vigor da lei, em janeiro deste ano, as empresas envolvidas em fraudes serão alvos de processos civis e administrativos e de pagamento de multa de 0,1% a 20% do faturamento anual bruto. Em alguns casos pode haver até o encerramento das atividades. Quem deveria ser convidado para esta reunião é o ex-deputado e ex-ministro Luis Roberto Andrade Ponte (PMDB), um dos poucos que ouvi se manifestar contra a lei, porque não é fácil criticar uma lei anticorrupção, pois as pessoas podem pensar que o crítico é favorável à existência de corrupção. Mesmo correndo o risco de ser acusado de defensor da corrupção, Ponte diz que é contra a lei, assim como foi aprovada, “porque se trata de uma lei brutal, na qual as acusações podem ser feitas sem provas, e as multas podem ir de R$ 6 mil a R$ 60 milhões, fechando pequenas e médias empresas que enfrentem denúncia de tentar corromper agentes públicos”. O almoço será na sede social da ACIS-SL, rua Alfredo Adolfo Cassel, 55, bairro Jardim América, das 11h30min às 13h30min.

Economia brasileira

Apesar das dificuldades econômico-financeiras dos últimos anos e da entrada da economia brasileira numa zona de turbulências, o País ainda é o quinto mais procurado por empreendedores estrangeiros. O primeiro lugar continua sendo dos Estados Unidos. A informação é do economista Eduardo Mendonça, que falou, quinta-feira, no encontro do Conselho Regional de Economia-RS sobre avaliação de empresas como ferramenta de negociação, no Hotel Plaza São Rafael. Também participei, dando minha opinião de que, em matéria econômica, 2014 foi um ano perdido para o Brasil, que o primeiro semestre de 2015 será difícil para o desenvolvimento e que o futuro presidente da República terá que enfrentar de vez as reformas necessárias, especialmente a tributária, se quiser recolocar o País nos trilhos. O encontro foi coordenado pelo presidente e pelo vice-presidente do Corecon-RS, Leandro de Lemos e Carlos Alberto da Rosa Abel, respectivamente. Também esteve presente o ex-presidente Geraldo Fonseca.

Mais queda

Confirmando o que disse no Corecon-RS, e está registrado na outra nota, a coisa está ficando feia para a economia brasileira. Os economistas do banco Itaú corrigiram mais uma vez sua projeção do PIB 2014 para baixo: 0,7%. A informação é do economista-chefe Ilan Goldfajn.

Construção civil

Diversas entidades do segmento da construção civil promoverão, amanhã e quarta-feira, o I Fórum da Construção Civil para debater soluções para a aprovação de projetos e licenciamento de obras na instância municipal. Um dos destaques será a palestra de abertura do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual Luciano de Faria Brasil, que abordará a gestão pública, o dever de transparência administrativa e a sua importância para a atividade econômica. No auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

Rubens Teixeira, Henrique Forno e Mário Araujo lançaram, pela editora Nah Gash, o livro Desatando o nó do crescimento econômico. Os autores apresentam propostas econômicas e jurídicas para o sistema financeiro nacional.

Irga

Depois de 40 anos sem seleção de pessoal, o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) completou a nomeação de 94 aprovados em concurso público. São pesquisadores, extensionistas e funcionários administrativos.

Ugart

Jussara Yanez Leite, da Personal Operadora, foi eleita presidente da União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (Ugart). Ela já foi presidente e agora substitui Ayres Bueno, com mandato até 2016.

Ônibus híbrido

A montadora de veículos Volvo apresentou à prefeitura de Caxias do Sul o ônibus híbrido (eletricidade e diesel) como solução para diminuir a poluição. O veículo consome até 35% menos combustível e, consequentemente, emite 35% menos gás carbônico. Em um ano de operação, deixa de emitir 33 toneladas de CO2 comparado aos veículos a diesel com a mesma capacidade de passageiros. Emite 90% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) . É mais silencioso e não emite ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação. A apresentação foi feita por Joel Alberto Beckenkamp, diretor da Dipesul, concessionária Volvo no Rio Grande do Sul.

Transposul

A Koch Advogados, que  atua fortemente no ramo de transportes de cargas e de passageiros, envolvendo também fabricantes, montadoras, encarroçadoras e autopeças, vai participar da 16ª Transposul, na Fiergs. O evento começará amanhã, debatendo transporte e logística.

Lebes

A rede de lojas Lebes inaugurou 10 novas lojas no Interior do Estado no primeiro semestre: Novo Hamburgo, São Lourenço, Tupandi, Arroio do Tigre, Viamão, Alvorada, Xangri-Lá, Caxias do Sul, Três Coroas e Cachoeira do Sul. Com 130 unidades, vai abrir, pelo menos, mais duas até o final do ano: Parobé e Montenegro.

O Dia

  • A Caixa Econômica Federal realizará mais um leilão, com 2.200 lotes de joias penhoradas, das 8h às 20h.  O edital e o catálogo estão no site www.caixa.gov.br/vitrinedejoias.
  • O Sindiatacadistas realizará encontro sobre vendas, com Ewerton Reis, destinado a quem está em fase inicial de atuação.
  • O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, palestrará no almoço da CIC Caxias do Sul, às 12h, sobre empreendedorismo e as reformas que o País precisa.
  • Às 17h, na Câmara da Capital, sessão solene em homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO