A produção vitivinícola gaúcha, apesar de alguns obstáculos ainda enfrentados pelos vinhos, como a alta carga tributária e a concorrência de produtos importados que chegam ao País com benefícios fiscais, vai bem e com tendência de crescimento nos próximos anos. A informação é do presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, que, amanhã, estará apresentando um relatório sobre os resultados de 2013 aos 350 associados da entidade. O grande pulo do ano foi dado pelo suco de uva, cuja demanda cresceu consideravelmente, e entrou na merenda escolar. Mas também aumentaram as vendas de espumantes e vinhos finos, o que levou a cooperativa a um crescimento de 19%. O governo gaúcho ajudou com a diminuição do ICMS interno de 17% para 12%, benefício que está sendo pleiteado para as vendas a outros estados. Um problema foi a “lei seca”, que praticamente eliminou das mesas o costume de beber um cálice de vinho no almoço, o que se refletiu no volume de vendas. Segundo Ló, a lei é rígida demais. Uma boa novidade foi o lançamento da linha de vinhos premiuns Acorde, com destaque para espumante, Chardonnay e Merlot. Em 2014, serão investidos R$ 3 milhões na cantina.
Portos
A Associação Brasileira de Terminais Portuários, entidade que defende as empresas que operam nos portos e luta pela melhoria da infraestrutura portuária brasileira, vai comemorar seus 25 anos, hoje, no Iate Clube do Rio de Janeiro, com a presença dos maiores operadores, exportadores e importadores do País. A entidade, fundada para ajudar na elaboração e aprovação da chamada Lei dos Portos, há vários anos é presidida por Wilen Manteli, advogado e executivo muito reconhecido no Rio Grande do Sul, autor do livro A nova abertura dos portos — 1993, que conta a história da luta pela modernização dos portos brasileiros, com a aprovação da Lei nº 8.630, e a da fundação da ABTP, com prefácio de Jorge Gerdau Johannpeter, um dos fundadores da entidade.
Sete sindicatos
Os sete sindicatos que integram o Sindiatacadistas realizarão as posses de suas diretorias, amanhã, às 20h, no Country Club. Eles representam mais de 13 mil empresas que geram cerca de 120 mil empregos. Na presidência do Sindiatacadistas, será reempossado Zildo De Marchi, atual presidente da Fecomércio RS. No de Gêneros Alimentícios, Carlos Cezar Schneider; no de Louças, Tintas e Ferragens, Leonardo Ely Schreiner; no de Madeiras, Levino Luiz Crestani; no de Tecidos, Vestuário e Armarinho, Nelson Lídio Nunes; no de Produtos Químicos e Medicamento, Denis Pizzato; no de Álcool e Bebidas, Luiz Fernando de Oliveira.
Imóveis
A taxa de velocidade de vendas (variação das vendas sobre as ofertas) de imóveis novos em Porto Alegre foi de 16,30% em fevereiro de 2014, superior à registrada em janeiro, de 5,42%. A Pesquisa do Mercado Imobiliário é elaborada mensalmente pelo Sinduscon-RS. Em relação a fevereiro de 2013, também houve acréscimo, pois naquele mês a taxa foi de 6,09%.
Chocofest
A abertura da Chocofest, em Gramado, será, dia 4, às 16h, na Rua Coberta. É a maior festa de Páscoa da região Sul, com desfiles, música e muito chocolate. A festa irá até 21 de abril.
Sommelier
A Faculdade Senac Porto Alegre vai iniciar novo curso de sommelier. É o profissional que orienta a melhor opção de bebida de acordo com o cardápio e o perfil do cliente.
Copa
O cartão Visa fez parceria com o BarraShoppingSul. Quem pagar conta acima de R$ 200,00 com cartões Visa ganhará um cupom para concorrer a ingressos nos jogos da Copa do Mundo de Futebol.
Tributos
O canadense David Duff, da University of Toronto Faculty Law, o norte-americano Daniel Shaviro, da New York University School of Law, e o jurista brasileiro Ives Gandra da Silva Martins já confirmaram participação no 1º Fórum Internacional de Tributação, que ocorrerá em Porto Alegre, em agosto. A iniciativa da Faculdade Brasileira de Tributação e da Academia Tributária das Américas pretende reunir mais de 600 pessoas para debater a questão tributária.
O Dia