As cooperativas existentes no Rio Grande do Sul, em vários setores de atividades, como agricultura, alimentação, finanças, saúde, comercialização, seguros e crédito, têm um faturamento superior a R$ 27 bilhões, o que representa 11,3% do Produto Interno Bruto do Estado. E estão em processo de crescimento. Só de 2010 para 2011, cresceram 25,2%, contribuindo com mais R$ 5,4 bilhões. A importância do cooperativismo no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo será discutida no seminário Agrimark Brasil 2012, a ser iniciado amanhã, dia 25, às 9h, na Federasul, com a presença do embaixador da ONU para o cooperativismo Mundial, Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, que falará sobre o cooperativismo como fonte de transformação. O modelo de negócio cooperativo é um fator importante no desenvolvimento econômico e social, está presente em mais de 100 países e soma mais de 800 milhões de cooperados em todo o mundo, gerando mais de 100 milhões de empregos. No Brasil, há mais de 6.650 cooperativas, com mais de 9 milhões de cooperados. A oitava edição do seminário, promoção do I-UMA, com o apoio do Sescoop-RS e Eescoop-RS, é uma homenagem ao Ano Internacional do Cooperativismo Mundial. Outra atração do evento será o Painel das Agroindústrias, com a presença dos representantes dos segmentos produtivos de carne, grãos, lácteos e vitivinicultura.
Energético
Produzido à base de erva-mate, guaraná e açaí, o energético “Organique Energy Drink”, da empresa gaúcha Brasil Beverages, está concorrendo ao título de produto alimentício mais inovador do mundo no Sial (Salão Internacional de Alimentação), que terminará amanhã, em Paris. Livre de aditivos químicos e conservantes, a bebida orgânica virou atração do evento, que é o maior do setor no mundo.
Gran Raízes Corte
A Casa Valduga, destacada vinícola da Serra gaúcha, que hoje produz uvas e vinhos em várias regiões do País – Serra, Campanha e Serra do Sudeste - e no exterior, está lançando um vinho de região “com vestígios de deserto”, que tem todas as condições de se tornar um grande vinho, o grande tinto do extremo Sul. Trata-se do Gran Raízes, um corte elaborado com uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat da Campanha, de Uruguaiana e Quaraí, que o enólogo e diretor da companhia, João Valduga, classifica como o mais característico da região, expressão máxima do Terroir, com extrema qualidade. Possui coloração rubi intensa, notas aromáticas de especiarias, café e frutas como amoras e ameixas, admirável volume em boca, taninos maduros e persistência gustativa.
Pluna
O governo uruguaio ainda não conseguiu resolver o problema da companhia aérea Pluna, que quebrou. Nos meios do turismo, em Montevidéu, comenta-se que há quatro interessados no espólio, especialmente nas linhas: o empresário argentino Carlos Molinari, o Sindicato dos Trabalhadores da Pluna, uma companhia dos Estados Unidos e outra do País Basco.
Lixo
Aos poucos, está crescendo a consciência sobre a necessidade de bem destinar o chamado lixo eletrônico. Cinco toneladas de lixo eletrônico e mais de mil lâmpadas foi o saldo positivo da campanha Dia do Descarte Consciente, promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio, CDL, Conselho de Meio Ambiente e Surface Soluções. A próxima data de realização da campanha será 8 de dezembro.
Catanduva
A Cabanha Catanduva, referência na criação de Angus no Brasil, promoverá, dia 28, na Pista J do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, às 20h, o seu remate de exemplares rústicos PO da raça. O leilão ofertará 60 touros e dez fêmeas com potencial de serem doadoras de embriões. Conforme o proprietário da Catanduva, Fábio Gomes, o que mais distingue os animais da cabanha é a seleção genética feita nos últimos 25 anos.
Contra pirataria
A Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS acompanhará, dia 13 de novembro, reunião com os prefeitos eleitos de Torres e Tramandaí, visando à futura fiscalização dos produtos piratas nas praias durante o veraneio. Entregará uma cartilha às autoridades, com informações sobre a gestão municipal acerca do combate à pirataria. A meta da Fecomércio-RS é de que ocorra um acompanhamento mais rígido sobre a liberação de alvarás nesse período do ano. Nesse trabalho, liderado pelo Comitê Interinstitucional de Combate à Pirataria, fazem parte a Fecomércio-RS, Ministério Público Estadual, Fiergs, ACI Novo Hamburgo, Agas e FCDL.
Prêmio Josapar
A Josapar é o mais novo cliente da Abensur Seguros na área de seguros premiáveis. A corretora gaúcha foi contratada para viabilizar o sorteio para todo o Brasil da promoção comemorativa aos 90 anos da Josapar, através de título de capitalização. Com 17 anos de mercado e mais de 5 mil seguros administrados, a empresa atua em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Rio Grande do Sul.
O Dia
- A Iesa Renault estará presente na 44ª Convenção Regional de Supermercados, às 8h30min, no Centro de Eventos de Tramandaí. Vai comercializar os modelos Master Furgão e Kangoo Express com preços e condições exclusivas para o setor.
- A gerente de marketing do Hospital Moinhos de Vento, Daniela Pontes, está em Miami, USA. Participará da quinta edição do World Medical Tourism & Global Health Care Congress, até sexta-feira. Quer ampliar o turismo de saúde em Porto Alegre.
- A empresa gaúcha FCEM inaugurará, em Fortaleza, a feira Signs Nordeste 2012 - Feira de Equipamentos e Serviços para a Indústria de Impressão Digital, Sinalização e Serigrafia.
- A Associação Brasileira de Recursos Humanos-RS realizará, às 20h, na sede Alto Petrópolis do Clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, a entrega dos prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania 2012. Serão 45 os premiados.
- O Centro de Eventos Fiergs será o único representante gaúcho no congresso anual da Associação Internacional de Congressos e Convenções, em San Juan, Porto Rico. O objetivo é atrair eventos para Porto Alegre.
- Chefes de cozinha do Senac de todo o País estão reunidos em Gramado, em aperfeiçoamento. O encontro irá até dia o 3 de novembro.