Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 24 de Fevereiro de 2023 às 15:54

Fome

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre
Fome, palavra de origem latina fames, cujo significado é sensação do corpo estimulado pela necessidade do alimento. A fome, como problema, atinge indivíduos sem acesso a calorias suficientes para suprir as necessidades energéticas diárias, comprometendo assim as atividades físicas, o desenvolvimento físico e mental, uma vida saudável, abreviando a existência e promovendo instabilidade política e social.
A fome é uma realidade cruel. Entre as causas de tal situação degradante estão o desemprego, a queda da renda familiar, a inflação, a falta de políticas públicas apropriadas, capazes de promover vida com dignidade, qual caminho para a superação de situações degradantes de muitos que lutam para sobreviver.
A fome é expressão cruel da desigualdade, cujas raízes se encontram na estrutura social extremamente injusta. A superação deste flagelo não depende somente da produção suficiente de alimentos. Está em jogo o sistema de distribuição dos recursos para o cultivo, armazenamento, transporte, além de políticas públicas eficientes em favor do homem da terra. Não faltam ainda situações de corrupção, a realidade das mudanças climáticas e da degradação do meio ambiente.
O Brasil sente fome! São muitos que experimentam a triste e humilhante situação de não poder se alimentar dignamente. E não somente fome de pão! Sente fome também de paz, fraternidade, verdade, concórdia e tudo o que humaniza o convívio social.
Diante desta triste realidade, a Igreja do Brasil propõe a todos a experiencia da Campanha da Fraternidade 2023, com o tema “Fraternidade e Fome”, qual caminho privilegiado para viver o tempo da Quaresma em espírito de conversão pessoal, comunitária e social, ciente de que o pecado é a raiz de tudo que desumaniza o ser humano.
Felizmente não faltam pessoas, entidades da sociedade, empresas, comunidades de fé que desenvolvem ações dignas de reconhecimento e gratidão, em favor dos menos favorecidos. Somando as melhores forças da sociedade é possível realizar muito mais!
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO