Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 25 de Janeiro de 2023 às 15:31

Jornada Mundial da Juventude (JMJ/2023)

Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Com alegria e esperança, creio que estamos nos preparando e dando um jeitinho de participarmos desta Jornada Mundial da Juventude seja por aqui mesmo ou em Lisboa nos dias 1º a 06 de agosto de 2023. Segundo o Cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do novo Dicastério (Departamento) para a Cultura e a Educação; a JMJ de Lisboa vai ser “um gigante ponto de partida, que nos vai projetar em tantas dinâmicas criativas que vão inaugurar uma nova era”.
A preparação da Jornada é muito importante porque as jornadas tem um foco de renovação espiritual: a descoberta de Cristo e da sua Palavra, da sua pessoa, seja para nós estímulo e força que nos faz viver.
Seria muito bom, desde já acompanharmos as informações e conteúdos que estão sendo fornecidos para entrarmos neste clima de criatividade e esperança.
Procurem se organizar, mobilizar e prover recursos para enviarem alguns que representem a maioria das juventudes que se encontram no Estado do Rio Grande do Sul, respectivamente em sua diocese ou Arquidiocese. ‘Se houver união, tudo é possível!’ Quem vai é representante e, quando volta, conta e dá testemunho do que viu e sentiu para os outros Jovens que aqui permanecem e acompanham, trazendo esperança, desafios e criatividade.
Todavia, sabemos que não podemos perder tempo. Segundo o Cardeal José Tolentino Mendonça: “Um jovem que não vive eu não digo a 100%, digo a 300% está a desperdiçar a sua energia. A vida é um desperdício se vivemos a meio gás, se desperdiçamos a oportunidade, o instante, esta hora para vivermos um grande amor, para construir uma grande história, para dar o nosso contributo à sociedade, para abraçar verdadeiramente o mistério da Igreja”.
Quantos de nós, que ultrapassaram os 40 anos, precisam de ocasiões em que tenham próxima a voz e o estímulo dos jovens; bem sabemos que a proximidade cria as condições para que a sociedade, comunidades e igrejas, sejam espaço de diálogo e testemunho de fraternidade que fascina.
Precisamos criar mais espaços onde ressoe a voz dos jovens. Pois, a escuta torna possível um intercâmbio de dons, num contexto de empatia. Ao mesmo tempo, estabelece as condições para um anúncio do Evangelho que alcance verdadeiramente, de modo incisivo e fecundo – o coração.
Contudo, estimada juventude, vivamos intensamente e sejam protagonistas na fraternidade e caridade, na ajuda mútua, na revolução do amor, capazes de resistir ao consumismo e individualismo superficial.
Estimulemos e curtamos um mate com os amigos ou um happy hour; vejamos juntos o que dá para fazer de novo em nossas regiões de convívio e pertença comunitária dos grupos para participar ou acompanhar.
Caros jovens, “quando se sentirem envelhecidos por tristeza, rancores, medos, dúvidas ou fracassos, Jesus estará sempre ao lado de vocês para lhes devolver a força e a esperança.” (Cristo Vive n.2)
Cristo conta com vocês, e, nós também acreditamos em vocês!
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO