A edição 2025 da Casa Cor RS está fortemente marcada não só por sua localização, no antigo terminal de passageiros do Aeroporto Salgado Filho, mas também pelo mural de entrada, A Conquista do Espaço, obra do artista ítalo-brasileiro, Aldo Locatelli. Os tons terrosos e naturais dão o tom da totalidade dos 40 espaços dedicados ao tema Semear Sonhos, desenvolvido por profissionais que demonstram talento em novas tendências de arquitetura e design. Debruçados sobre a pista do aeroporto, vários ambientes incorporaram o clima do local com suas aeronaves chegando e partindo, em um local que concentra memórias de moradores e viajantes de Porto Alegre. A presença de Cristiana Locatelli, filha do pintor do painel histórico, comentava sobre detalhes da obra e seus desdobramentos. Com a estreia da Design Week POA, já na entrada da mostra apresentando várias peças, o espaço se abre também para os talentos locais mostrarem seu vigor. Imperdível.
Lisiara Camargo Simon assina o ambiente Olhares, com foco na sustentabilidade e economia circular no espaço de óculos GUS EYEWEAR
VINI DALLA ROSA/DIVULGÃO/JC
Manoela Gil e Lívia Bortoncello CASACOR 2025
EVANDRO OLIVEIRA/JC
O mundo de fios, tranças, tramas e cogumelos compostos por Sandra Anselmi em sua instalação Natureza Tecida, ambientada em um antigo casarão restaurado em Farroupilha, é a proposta criativa desta estilista e artesã que vem ganhando aplausos entusiasmados. Há dois anos, o mundo das lãs e linhas extrapolou o universo industrial da malharia familiar Anselmi e alcançou mistérios e desdobramentos em esculturas têxteis inspiradas pelos micélios concretizados em uma explosão de formas, cores e texturas repletas de significados e interpretações. Como também se dedica ao cultivo de cogumelos e trufas, sua investigação busca compreender a linguagem da natureza, partindo de uma observação sensível sobre a ideia do conhecimento ampliado pela coletividade, como diz o texto de apresentação de sua obra. Pelas palavras de Sandra, a mostra é apenas a ponta do iceberg de sua instigante criatividade.
Sandra Anselmi
IVAN MATTOS/ESPECIAL/JC
A 21ª edição do Encontro de Chefs, o Echefs, no salão de festas do Grêmio Náutico União, reuniu mais uma vez, na noite de terça-feira passada, um grande número de colaboradores e apoiadores do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama-RS) para o jantar anual beneficente. A cantora Luisa Barbosa abriu a noite cantando o hino rio-grandense, tendo, na sequência, o jantar preparado por diversos chefs conhecidos de Porto Alegre divididos em 14 cozinhas e diversificados sabores. Em seu pronunciamento, a presidente voluntária do Imama-RS, Cíntia Seben, saudou os 32 anos de atuação da entidade voltada para o atendimento de pacientes, gestão de políticas públicas e atividades que ampliam o alcance de seus projetos e dão continuidade à promoção e restabelecimento da saúde da mama de homens e mulheres do Rio Grande do Sul.
Vera Armando
EVANDRO OLIVEIRA/JC
Ademar Bedin, Cíntia Seben e Maira Caleffi
EVANDRO OLIVEIRA/JC