Cerimônia de premiação às 68 empresas gaúchas que se destacaram no cenário exportador de 2023, o 52º Prêmio Exportação RS, ocorrido na quinta-feira, dia 15 de agosto, na Casa NTX, foi mais um exemplo da pujança econômica e do poder de superação do Rio Grande do Sul. Fabrício Forest, presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, abriu o cerimonial da noite, ressaltando os desafios de empresas gaúchas que se mantém no topo, colocando o RS como o segundo polo exportador do Brasil, atrás de São Paulo, driblando qualquer cenário econômico adverso com superação e dinamismo. Entre homenagens, troféus e destaques, a noite contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza; do vice-prefeito, Ricardo Gomes e do presidente da ADVB, Rafael Bicca Machado, e ofereceu cardápio de culinária gaúcha e show da The Hard Working Band.
Maria Pavan
THAYNÁ WEISSBACH/JC
Erasmo Carlos Battistella
THAYNÁ WEISSBACH/JC
A mostra fotográfica das debutantes da Associação Leopoldina Juvenil, inaugurada na quinta-feira passada, integra os 70 anos da realização do debut na ALJ. Lucia Dias, Paulo Corazza, Juliana Nassif Pereira Lima e Madeleine Müller recepcionaram os convidados que circularam em torno das 65 fotos que voltaram a ser impressas e distribuídas em diversos recantos do ambiente da mostra. A presença de Vera Schneider, participante do primeiro debut da ALJ, foi mais um momento emocionante da noite para a nova geração do clube.
Entre as inúmeras opções de hospedagem em Gramado, o irmão mais novo do Hotel Casa da Montanha, o Wood Hotel, integrante da rede Casa Hotéis, é daqueles locais que superam uma simples hospedagem. No coração da cidade, vizinho ao Palácio dos Festivais e ao burburinho da rua coberta - onde tudo acontece no período do festival - o pequeno hotel butique consegue aliar a praticidade da localização ao charme da exclusividade de sua ligação com a natureza e o bem-estar. A madeira não está apenas no nome; está em todo o conceito do hotel, que propõe uma imersão na beleza da matéria-prima, sendo utilizada como inspiração da decoração, dos móveis, luminárias e demais assessórios. Após o indescritível café da manhã, o balcão se transforma na House Drinks, oferecendo uma infinidade de opções para desfrutar em sossego. Tudo ali respira o conceito de um hotel exclusivo, aconchegante e capaz de proporcionar uma ótima experiência com um atendimento atencioso e impecável.
Wood Hotel Gramado
IVAN MATTOS/ESPECIAL/JC
O 52º Festival de Cinema de Gramado, encerrado na noite do sábado, foi um dos primeiros grandes eventos culturais realizados no Estado após as enchentes de maio. A cidade serrana voltou a viver a efervescência dos festivais, revelando, a cada ano que passa, uma face mais inclusiva e diversificada, em temas e abordagens sociais e raciais refletidas nos filmes vencedores. Os 40 anos de carreira do cineasta gaúcho, Jorge Furtado foram comemorados na sexta-feira, com a entrega do Troféu Eduardo Abelin, e a pré-estreia do filme Virgínia e Adelaide, exibido fora da mostra competitiva. Na plateia, as atrizes do filme, Sophie Charlotte e Gabriela Correa, além de Nelson Diniz, Felipe Camargo, Dira Paes e Camila Morgado, que passa a integrar a curadoria do festival de 2025. A circulação, por todos os eventos, de uma comitiva dos povos originários do Brasil, em suas vestes típicas, foi outro detalhe comentado. As entrevistas de Catharina Conte no tapete vermelho, transmitidas ao vivo pelo telão na frente do Palácio dos Festivais, foram outro destaque marcante desta edição.
Leila Schuster, José Luiz Gandini e Juliana Fürstenau
IVAN MATTOS/ESPECIAL/JC