Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 27 de Março de 2022 às 20:14

Atacarejos dominam expansão do varejo de supermercados no RS

O Desco vai abrir na Zona Sul de Porto Alegre, e o Stok Center vai inaugurar em Guaíba

O Desco vai abrir na Zona Sul de Porto Alegre, e o Stok Center vai inaugurar em Guaíba


MONTAGEM FOTOS ANDRESSA PUFAL/JC
Atacarejo, misto de atacado com a conveniência do super, virou a grande aposta do varejo gaúcho do setor e largou o ano em ritmo acelerado de expansões.
Atacarejo, misto de atacado com a conveniência do super, virou a grande aposta do varejo gaúcho do setor e largou o ano em ritmo acelerado de expansões.
Até abril, a coluna contou pelo menos seis novas operações, entre o que já abriu (uma) e o que está prestes a inaugurar (cinco), situados entre Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra e Centro do Estado. Até o fim de 2022, o número confirmado até agora, entre os seis e mais três, chegará a nove. Mas o ano recém começou.
Basta circular entre Porto Alegre e Guaíba, para citar dois que estão quase prontos, com fachadas vestidas com as bandeiras para operar e que são de duas marcas que ocupam a terceira e a quarta posições do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2021 no Estado, Comercial Zaffari e Imec, respectivamente.
O maior varejista é o grupo Zaffari, que "ainda" não tem atacarejo. Tudo indica que o Zaffari vai entrar nesse mundo de super mais atacado, só não anunciou onde nem quando. Pelo ritmo do setor, precisa apressar o passo.
Somente a Comercial Zaffari, de Passo Fundo, vai abrir a segunda unidade da Stok Center em menos de 15 dias. A nova loja estreia em 5 de abril em Guaíba, na avenida Nestor Moura Jardim, 507, no Parque 35, perto da BR-116 Sul. Será a 21ª filial da bandeira. Na semana passada, abriu a loja em Santa Cruz do Sul.
Na Capital, tem uma filial na Zona Norte, ao lado da Havan. Na Região Metropolitana (RMPA), tem em Canoas e Gravataí. A coluna apurou que Esteio vai ter uma unidade, às margens da BR-116 Norte.
Em Porto Alegre, a segunda filial do Desco, do Imec, de Lajeado, está quase inaugurando. Será o segundo na Capital. Outro da bandeira está em linha para estrear no segundo semestre em Alvorada. O segundo Desco fica na avenida Edgar Pires de Castro, na Zona Sul, que já tem Zaffari, Asun e Super Kan, além de redes pequenas de bairro. 
Falando em Super Kan, a empresa com atuação forte na Restinga termina em breve o Center Kan, primeiro shopping do bairro, que terá um atacarejo, o primeiro da marca. 
A Unidasul, segunda no ranking da Abras, vai abrir mais um Macromix em São Leopoldo, em abril, e já ergue outra em Portão para abrir este ano.
No mês que vem, a catarinense Passarela abre em Caxias do Sul a terceira filial do atacarejo Via Atacadista, que já está em Bento Gonçalves e Farroupilha e vai entrar em Santa Cruz do Sul este ano ainda.

Na gôndola: o que já abriu e o que vai abrir

Stok Center (Comercial Zaffari): 
  • Abriu: Santa Cruz do Sul (22 de março)
  • Vai abrir: Guaíba (5 de abril)
Desco (Imec):
  • Vai abrir: Porto Alegre (até abril) e Alvorada (este ano)
Macromix (Unidasul):
  • Vai abrir: São Leopoldo (em abril) e Portão (este ano)
Super Kan (Center Kan): 
  • Vai abrir: Porto Alegre (maio)
Via Atacadista (Passarela, de Santa Catarina):
  • Vai abrir: Caxias do Sul (em abril) e Santa Cruz do Sul (este ano)