Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Minuto Varejo

Alguns dos nossos patrocinadores

Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Publicada em 03 de Novembro de 2025 às 00:25

Zaffari tem lista de lojas que abrem até 2026 e projetos futuros

Hipermercado no Jardim Botânico fica pronto no fim do próximo ano

Hipermercado no Jardim Botânico fica pronto no fim do próximo ano

/PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Patrícia Comunello
A maior varejista do Rio Grande do Sul, considerando operações de supermercados, atacarejos e shopping centers no Estado e que também cresce em São Paulo, tem uma lista de empreendimentos em execução e outros que devem sair do papel nos próximos anos. A coluna Minuto Varejo elencou pelo menos 15 exemplos de operações que o Grupo Zaffari vai abrir até 2026, outras que estão em execução e áreas compradas e reservadas para projetos futuros.   
A maior varejista do Rio Grande do Sul, considerando operações de supermercados, atacarejos e shopping centers no Estado e que também cresce em São Paulo, tem uma lista de empreendimentos em execução e outros que devem sair do papel nos próximos anos. A coluna Minuto Varejo elencou pelo menos 15 exemplos de operações que o Grupo Zaffari vai abrir até 2026, outras que estão em execução e áreas compradas e reservadas para projetos futuros.   
Muitos terrenos do grupo chamam a atenção da vizinhança. Leitores do Minuto Varejo questionam sobre áreas situadas nas Zonas Norte e Sul de Porto Alegre. A coluna conversou com o diretor do grupo, Claudio Luiz Zaffari, principal porta-voz sobre empreendimentos. Na semana passada, a corporação abriu em Porto Alegre seu 13º complexo da rede Bourbon, com aporte de R$ 315 milhões.
A lista que a coluna montou tem obras e projetos ligados a hipermercado, atacarejos e shoppings. Em 2025, dois deles entram em funcionamento: o Zaffari Moinhos, no Moinhos Shopping, na Capital, e o Cestto Viamão, na Região Metropolitana.
minuto varejo zaffari moinhos shopping - construção - porto alegre  | PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
minuto varejo zaffari moinhos shopping - construção - porto alegre PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Para 2026, tem atacarejos a serem entregues em Novo Hamburgo e Taboão da Serra (SP) e pode ficar pronto o de Canoas, ao lado do hipermercado Bourbon. Os hipermercados no complexo Belvedere, na Capital, e no Center Norte, em São Paulo, abrem até o fim do ano que vem. 
Na Capital paulista, o grupo terá "expansão" do Bourbon São Paulo, em terreno em frente, na esquina da avenida Pompeia, com três andares de lojas em torre que devem ter mais de mil apartamentos, a serem comercializados por incorporadora que ainda será definida.
Loja vai ser em área (parte escura) que foi desocupada pela varejista francesa | PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Loja vai ser em área (parte escura) que foi desocupada pela varejista francesa PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Em Porto Alegre, está em execução o Cidade Nilo, onde foi Nacional, em frente à praça da Encol, no bairro Bela Vista. Entre áreas compradas pelo grupo, uma está cercada na Zona Sul, e outra na Zona Norte, mas sem definição de destino.
"Dormindo em berço esplêndido. Compramos alguns terrenos. É uma área que terá uma qualificação gradativa", comenta o diretor, sobre o imóvel na avenida do Forte, 650.
Na área atrás do Bourbon Wallig, também Zona Norte, devem ser erguidas torres residenciais, projeta o diretor. Em 2026, os 1,3 mil funcionários da área administrativa do grupo se mudam para o Wallig.
O projeto do Jardim Itália, onde fica o Cestto Protásio, tem previsão de shopping e torres, conforme projeto que tramita na prefeitura da Capital. Questionado sobre a execução completa do plano, o diretor aponta questões técnicas a serem detalhadas e explica: "Melhor dizer não sei do que dizer errado”.
minuto varejo bourbon carlos gomes decoração natal - grupo Zaffari - Porto Alegre | PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
minuto varejo bourbon carlos gomes decoração natal - grupo Zaffari - Porto Alegre PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Guaíba e Santa Maria podem ter Cestto? "Não tem definição", diz Zaffari. “É uma opção interessante para esses locais, mas temos uma carteira de muitas coisas para fazer em 2026 e 2027. Muita coisa para entregar", admite.
"Não temos nenhuma definição fora do eixo que já trabalhamos (Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo). Mas Pelotas e Santa Maria são excelentes cidades", admite. E Litoral? "Acompanhamos, vemos o movimento (abertura de lojas), mas sem definição", completa.

Mais de 15 empreendimentos e potenciais projetos do Zaffari:

Lojas do Zaffari que serão abertas em 2025:

Zaffari Moinhos (44ª supermercado): abre no fim de novembro ou começo de dezembro no Moinhos Shopping, em Porto Alegre. Dois andares de estacionamento subterrâneo. Rooftop ligará rua Tobias Barreto ao terceiro andar do shopping. Loja de 500 metros quadrados pode ter academia. 
Cestto Viamão (4ª unidade): abre na primeira semana de dezembro, na avenida Salgado Filho. Terá lojas e área de estacionamento. 

Lojas do Zaffari que serão abertas em 2026:

Zaffari Jardim Botânico (hipermercado no complexo Belvedere): abertura até o fim do ano. Uma quadra de operação, com lojas. 
Cestto Taboão da Serra (SP): abre no começo do segundo semestre. Vantagem: a 500 metros de estação do metrô e densidade populacional.   
Cestto Novo Hamburgo: espera aprovação do projeto pela prefeitura. Loja será parecida com a da Zona Sul de Porto Alegre: estacionamento e lojas no primeiro piso e atacarejo no segundo. Previsão de oito meses de obra, após a liberação. Fim do ano deve ficar pronta.
Cestto Canoas (ao lado do Hipermercado Bourbon): tem licença para começar obras. Depende de execução de infraestrutura sanitária. Indefinição se abre até o fim do ano.
Zaffari Center Norte (São Paulo): onde foi Carrefour. Espera liberação de espaço (5 mil metros quadrados de loja) para começar obra. Abre até o fim do ano. 

Projetos do Zaffari (execução e estudos) após 2026:

Obras de infraestrutura para loteamento marcam fase inicial do Boulevard Germânia, em Novo Hamburgo | TÂNIA MEINERZ/JC
Obras de infraestrutura para loteamento marcam fase inicial do Boulevard Germânia, em Novo Hamburgo TÂNIA MEINERZ/JC
Boulevard Germânia (Novo Hamburgo): obras que preparam loteamento estão em andamento, com parque e infraestrutura sanitária. Autorizada a implantação de túnel sob a BR-116. Revisão do Plano Diretor da cidade indicará se terá shopping e outras operações no bairro-cidade. Venda de lotes deve começar no fim de 2026. 
Bourbon Wallig e entorno: área administrativa do grupo, com mais de 1,3 mil pessoas, muda-se para andares do shopping. Área na avenida Grécia, atrás do Wallig, terá torres residenciais. Grupo negocia com Grupo Hospital Conceição (GHC) troca de terreno ao lado do hospital.
Bourbon São Paulo: expansão para terreno ao lado, com torres com mil apartamentos e três andares comerciais (6 mil metros quadrados). Estudos definirão obra e venda. Execução até 2030. 
Zaffari Lima e Silva e Menino Deus: estudos e projetos preveem ampliação das lojas. No Menino Deus, teve permuta de área. Na Lima e Silva, terá prolongamento até a avenida João Pessoa. 
Grupo estuda projeto para área na Zona Sul, entre as avenidas Nonoai e Campos Velho | PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Grupo estuda projeto para área na Zona Sul, entre as avenidas Nonoai e Campos Velho PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Terrenos nas avenidas Nonoai/Campos Velho (Zona Sul) e avenida do Forte (Zona Norte): estudos para avaliar futuros empreendimentos. Na Zona Sul, área foi cercada, haverá registro de terrenos e estudos sobre o que será erguido. Na Zona Norte, sem previsão de estudos.
Terreno cercado na avenida do Forte chamou a atenção de moradores e terá projeto futuro  | GOOGLE MAPS/REPRODUÇÃO/JC
Terreno cercado na avenida do Forte chamou a atenção de moradores e terá projeto futuro GOOGLE MAPS/REPRODUÇÃO/JC

Notícias relacionadas