Em meio a um cenário de juros nas alturas, conseguir identificar rapidamente melhores opções de crédito e, de preferência, com custo mais baixo para compra de imóvel é tudo que o consumidor quer e precisa. A startup gaúcha Concede Crédito Imobiliário, fundada em 2021 e premiada no Gramado Summit, lançou simulador de condições entre bancos e serviço pelo WhatsApp para tirar dúvidas e fazer o fluxo de documentos e outras demandas de quem contrata crédito no setor.
"Corretores, imobiliárias e clientes finais recebam alertas automáticos no aplicativo a cada etapa do processo - do envio de documentos à liberação de recursos - garantindo transparência, agilidade e a praticidade de acompanhar cada passo como se fosse um pedido online", detalha, em nota, a Concede.
A empresa, que foi incubada no Tecnopuc, movimentou R$ 100 milhões em 2024 em transações de aquisição que passaram pelas ferramentas da empresa. A largada e evolução da Concede teve impulso decisivo com aporte de R$ 400 mil dos fundos Ventiur e Helice, após vencer disputa de startups no Gramado Summit.
O simulador multibanco, lançado este ano na carona da funcionalidade via WhatsApp, compara automaticamente as melhores condições de crédito, diz a startup. "A ferramenta oferece uma visão clara e personalizada das opções, permitindo que o cliente tome decisões com mais segurança e agilidade, em poucos cliques", cita Afonso Vinícius, CEO da startup.
“Observamos que o brasileiro passa muito mais tempo no app do que em outros aplicativos. Levar nossa solução para lá torna o financiamento tão intuitivo quanto rastrear uma compra pela internet. É um salto importante na nossa missão de tornar a casa própria um sonho e não um pesadelo burocrático”, comenta, na nota, Vinícius.
O executivo e fundador da empresa avalia que as soluções levadas ao mercado são ainda mais essenciais em meio à elevação e manutenção de taxa Selic em patamares altos, que encarece mais os financiamentos. A Selic chegou a 15% ao ano. "O mercado imobiliário sente o impacto", associa Vinícius.
"Enquanto muita gente acredita que financiamento ficou impossível, há bancos oferecendo taxas de 10,49% ao ano - menos de 1% ao mês e cerca de 35% abaixo da própria Selic. O problema são as informações desencontradas, dificultando uma tomada de decisão. É nesse cenário que nos destacamos", exemplifica o fundador da Concede.
"A plataforma permite que o cliente veja, de forma clara e imediata, como os juros impactam a compra de um imóvel e qual a renda mínima necessária para conseguir o crédito desejado. A partir daí, entra em cena um analista especializado, que avalia o perfil do comprador e apresenta a melhor alternativa de financiamento", descreve o CEO.
O financiamento usando o imóvel que a pessoa já tem como garantia, o chamado home equity, também pode transitar pelo serviço e ferramentas da startup. Vinícius cita que as taxas nesses casos custam a partir de 1,39% ao mês, "bem abaixo dos tradicionais 7% ao mês de um consignado bancário". "O cliente pode usar seu imóvel como garantia, acessar taxas até seis vezes menores e transformar várias dívidas em uma só, com parcelas que cabem no bolso", indica o CEO.