Mais duas marcas chinesas de carro elétrico inéditas no Rio Grande do Sul desembarcaram em Porto Alegre. Os modelos da Omoda e Jaeco, subsidiárias da companhia Chery, mais conhecida pelos gaúchos, entraram disputando com tíquete (preço) mais em conta que outras montadoras globais. A unidade que reúne as dias marcas estão à venda no polo de concessionárias na Zona Norte da Capital.
Em 30 dias, é a segunda loja com modelos elétricos chineses a abrir no mercado porto-alegrense. A unidade é do grupo Felice, com sede em Santiago, no Centro do Estado, que também entra pela primeira vez no segmento em Porto Alegre. A operação está aberta desde fim de maio.
A GAC, da rede DRSul, de Caxias do Sul, também ingressou na região no mesmo período. Em 2022, a BYD abriu, como parte do grupo Iesa, na região. Segundo o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado (Sincodiv-RS), são hoje sete marcas de montadoras do país asiático de modelos elétricos na Capital. Também estão JAC, Chery e Zeekr. E são esperadas ainda: MG (Morris Garages), com DRSul, Leapmotor, Geely, Link&Co e Denza.
A entrada de novas marcas segue a onda de expansão do mercado de elétricos. Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado (Sincodiv-RS) mostram que os modelos venderam 34,4% mais de janeiro a maio deste ano, frente ao mesmo período de 2024.
Foram 1.856 unidades ante 1.381 em 2024 (cinco primeiros meses). Frente a maio do ano passado, a elevação é de 361,3% em maio desde ano, quando 549 carros eletrificados foram comercializados. Já frente a abril, a alta é de 40% no volume emplacado. Os híbridos também têm demanda acelerada, com alta de 12% no número em maio sobre abril. Em cinco meses, a alta é de 75,8%.
Outra novidade é que o grupo revendedor que está investindo na operação também é novo no mercado da Capital. O Felice, de grupo com origem em Santiago, no Centro do Estado, lidera a instalação da marca de veículos, com inauguração na quinta-feira (3) na rua Edu Chaves, 140.
A operação começa vendendo os modelos Omoda E5, um SUV elétrico, e o Jaecoo 7, que é um SUV híbrido plug-in. Segundo notícias, o modelo mais barato custa cerca de R$ 200 mil.
O Felice surgiu em 1996 como revenda Fiat e hoje vende também Mitsubishi, Jeep, Ram e Volkswagen. São 31 concessionárias situadas no Sul, Noroeste, Fronteira Oeste, Campanha e Norte do Rio Grande do Sul. O grupo também atua com beneficiamento de arroz, com as marcas Quality, São Pedro e Dona Branca.