Contagem regressiva para o Dia Livre de Impostos, que vai ser em 29 de maio em todo o Brasil. A CDL Jovem, que integra a Federação Varejista do RS, lidera a organização da ação no Estado e avisa que segmentos podem se cadastrar para participar da ação que busca mostrar o peso dos tributos no preço final de mercadorias e serviços.
Nesta quarta-feira (14), a iniciativa foi tema do Grande Expediente da Assembleia Legislativa. Segundo a Federação, o apoio manifestado na sessão da ALRS é "uma vitória do movimento lojista ao colocar o tema no centro das discussões da sociedade".
“Todos sabem que a alta tributação onera a nossa vida, mas isso requer uma constante movimentação para tornar o sistema de arrecadação mais justo, trazendo mais competitividade e justiça social. As relações que estamos construindo com os poderes públicos nos leva a acreditar que é possível mudar”, diz o presidente da Federação Varejista, Ivonei Pioner, em nota.
A proposição do Grande Expediente foi feita pelo deputado Felipe Camozzato e teve apoio dos colegas s Elton Weber, Guilherme Pasin, Patrícia Alba e Rodrigo Lorenzini.
"A alta carga impacta o poder aquisitivo ao elevar o preço de produtos e serviços ao consumidor, afetando o poder de compra do consumidor”, destaca o diretor da CDL Jovem, Lucas Magnani, lembrando do poder educativo da ação anual.
Estabelecimentos podem se cadastrar pelo
www.dialivredeimpostos.org.br. “Cada lojista pode escolher determinado item ou quantos achar conveniente ou pode ofertar produtos com desconto por um determinado período”, esclarece Magnani.
No Dia Livre sem Impostos, os lojistas assumem o valor do tributo para que os consumidores não paguem a carga. Até agora estabelecimentos, entre postos de combustíveis, mercados e lojas em geral, de mais de 12 cidades já se inscreveram.
O Dia Livre de Impostos foi criado em 2003 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).