> O Macromix Atacado, bandeira de atacarejo do Unidasul, também dono do Rissul e terceiro grupo supermercadista gaúcho, terá nova unidade, desta vez em Esteio, onde foi o Carrefour. A reabertura como Macromix é ainda no primeiro semestre. A filial, do formato que mais cresce no Estado, será entre a avenida Presidente Vargas e a rua Soledade. O grupo promete novidades na nova operação.
> Pontal Shopping está com posto vago de gerente-geral. Amélia Siqueira, com passagens pelo Grupo Iguatemi - a última no comando do I Fashion Outlet Novo Hamburgo -, deixou o cargo em dezembro. Amélia contou à coluna que assumiu "oportunidade na Goldsztein Administração Patrimonial". O Pontal ainda não definiu sucessor da executiva.
> A Feira Brasileira do Varejo (FBV), comandada pelo SindilojasPOA e com parceria inédita com o Sebrae-RS, vai implementar um programa de compensação de emissões para tornar o evento carbono neutro. A iniciativa será coordenada pela startup AKVO ESG, de Erechim, que vai elaborar relatório e diagnóstico de práticas. A FBV vai de 21 a 23 de maio no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
> O Carrefour comunicou, na divulgação do balanço do último trimestre de 2024 e do ano, que vai fechar as lojas do Nacional que não forem negociadas ainda no primeiro semestre. Até agora apenas 12 das 39 em operação no Estado foram vendidas - 11 para o grupo Nicolini, de Bagé, e uma para o Kern. A maior barreira para fechar negócio com interessados é o valor dos aluguéis dos polos, que são de terceiros. A nota do balanço diz que 34 lojas entre as 47 Nacional e sete Bom Preço foram negociadas. A coluna fez a conta: 12 unidades Nacional foram compradas até agora no Estado (que veio a público) e oito no Paraná (rede Muffato), que também ficou com todas as dço Bom Preço. Portanto, são 20 pontos da bandeira Nacional vendidos. Faltariam 27 ainda, sendo que parte pode estar nesta conta que o grupo divulgou.