Nova operação em cidade na região das Missões, quase fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, com investimento de R$ 25 milhões em uma megaloja. Estes dois requisitos já são relevantes para a maior concessionária da Mercedes-Benz no mercado gaúcho, mas a maior aposta da Mecasul vai além. As caminhoneiras ganharam tratamento especial no cardápio de modelos da marca.
O sistema Lean, que gerencia vendas e pós-venda da operação, tem área exclusiva para o atendimento das clientes caminhoneiras. "A loja de Ijuí foi pensada com esse conceito e a oficina tem mecânicas mulheres. É a única Mecasul 100% adaptada para as mulheres", explica a concessionária.
Na estreia da filial, foi mostrado um caminhão conceito, que tem itens para dar conta das demandas das motoristas. O veículotem bateria separada para uso pessoal, fogão de indução, geladeira, penteadeira com luminária, duas camas e banheiro interno.
A Mecasul tem sede em Caxias do Sul e lojas ainda em Nova Santa Rita, Garibaldi, Santa Maria e Uruguaiana. Ijuí reposiciona uma unidade que ficava em Entre-Ijuís, a 30 quilômetros, em direção à Fronteira com a Argentina.
O novo varejo da concessionária, com 8 mil metros quadrados (m²) de área construída em terreno de cerca de 40 mil m², garantiu que a instalação fosse também a "primeira e única do Estado a adotar o Lean, serviço premium da montadora alemã", explica o grupo, em nota.
A loja, às margens da BR-285, em frente ao Parque de Exposições Wanderley Burmann, tem 80 funcionários que reforçaram o quadro total, de 320 trabalhadores da operação estadual. O grupo projeta faturar R$ 640 milhões este ano, com avanço de 40% sobre o desempenho do ano passado.
Segundo Augusto Abreu, diretor executivo da empresa em Santa Maria e Ijuí, a nova operação aproveita "o crescimento das regiões das Missões e do Noroeste". "A mudança na logística mostra o foco para garantir fácil acesso e eficiência”, associou Abreu, na nota do grupo.
"A novidade simboliza não apenas a expansão física, mas também a concretização dos nossos sonhos, metas e continuidade de contribui com produtos e serviços de alta qualidade”, destacou, em nota, o sócio-diretor da Mecasul, Ricardo Piccoli.
O Lean roda em centrais digitais, para atuação de consultores de produtos e serviços da Mercedes-Benz. Um dos trunfos é integrar áreas de venda e pós-venda.
Clientes também são atendidos em espaços otimizados, maiores e confortáveis, diz a concessionária. Com uso de interface de telas, as equipes da Mecasul conseguem demonstrar detalhes dos modelos, itens de reposição e acompanhamento do veículo na oficina.
Dos quase 80 anos da concessionária, 67 anos são em parceria com a montadora. A Mecasul trabalha com caminhões, ônibus e vans, atingindo em 199 municípios gaúchos.