Não é de hoje que varejos do interior encaram a briga por mercado em Porto Alegre. A coluna Minuto Varejo já noticiou exemplos recentes que têm algo em comum: são de Caxias do Sul. A última a desembarcar na Capital foi a Kenpo Sports, com mais de 30 anos de operação e duas filiais com conceito de megaloja na sede na Serra.
Não é de hoje que varejos do interior encaram a briga por mercado em Porto Alegre. A coluna Minuto Varejo já noticiou exemplos recentes que têm algo em comum: são de Caxias do Sul. A última a desembarcar na Capital foi a Kenpo Sports, com mais de 30 anos de operação e duas filiais com conceito de megaloja na sede na Serra.
A Kenpo foca em marcas esportivas líderes no segmento, de roupas a acessórios.
O diretor e principal gestor da marca, Julio César Bettiato, explica, até para apresentar o varejo aos consumidores, que o nome Kenpo vem da arte marcial, que já teve artigos no mix da loja.
"Agringolamos o nome, que também é fácil de pronunciar", conta Bettiato.
Outras unidades de varejistas caxienses mostradas pelo
Minuto Varejo foram a franquia da
Trópico, que abriu em 2022 no BarraShoppingSul, e o
atacarejo Vantajão, do grupo Andreazza, que fica na Zona Norte e
opera desde novembro do ano passado.
Loja no Trend Orla tem 90 metros quadrados e apresenta parte do mix de produtos da marca. Foto: Patrícia Comunello/JC
"A gente planejava a expansão, e Porto Alegre era o plano A", revela o diretor. "A Capital e região têm mercado potencial grande. São mais de 3 milhões de pessoas. Também buscamos desafios", responde Bettiato, ao ser questionado pela colunista se não teria outros destinos na Serra, antes de buscar o maior polo de varejo do Estado. "Fazemos coisas diferentes para ter resultados diferentes", arremata o lojista, sobre a aposta em Porto Alegre e o que espera colher.
"Hoje as lojas de material esportivo estão muito em shopping centers. O trabalho que queremos fazer é mais voltado a clientes que correm, fazem caminhadas e outros esportes, além de termos espaço para fazer eventos", descreve o varejista.
A Kenpo está no Trend Orla, mall do grupo Dallasanta, bem em frente ao Praia de Belas Shopping e próximo ao Guaíba, ponto de aglomeração e fluxo de público potencial. O aporte foi de R$ 300 mil na montagem. A filial é compacta, com 90 metros quadrados e tem mix bem reduzido (10% do portfólio da Serra), mas selecionado para dar conta de demanda que vai de beach tennis, natação, corridas e fãs de times de futebol.
"São produtos de ponta e muita tecnologia e temos lançamentos mundiais de tênis e roupas", cita ele. A loja abriu no começo de dezembro e deve começar a ter ativações, como ações em parceria com marcas, adianta Bettiato. Muito do que o público já tem em Caxias vai descer para fazer parte do cardápio da nova operação.
Em Caxias do Sul, o varejo esportivo tem duas megalojas com portfólio completo e ações com clientes. Foto: Kenpo/Divulgação
A estreia na Capital também ocorre em desfecho de ano com vendas estáveis, depois de três anos de impulso ao setor, em meio à pandemia de Covid-19. As pessoas buscaram mais práticas de esporte e de bem-estar. A marca também espera turbinar a venda digital, 20% da receita atual. Com loja na Capital, é possível ampliar a clientela, unindo mais o on-line com o ponto físico.
Bettiato sinaliza ainda que, após consolidar a primeira unidade em Porto Alegre, a meta é estar em mais praças na região, com Canoas e Novo Hamburgo e até mais uma loja na Capital.
Em Caxias, a Kenpo está em dois endereços bem movimentados. Na avenida Júlio de Castilhos e na rua Sinimbu, ao lado do complexo da Eberle, com unidades com 700 metros quadrados de área de venda.