Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 04 de Setembro de 2023 às 00:25

Como vai ser a loja da Pompéia no Iguatemi Porto Alegre

Carmen fala da flagship da Gang, que marca os 10 anos da compra da marca, e nova Pampéia

Carmen fala da flagship da Gang, que marca os 10 anos da compra da marca, e nova Pampéia


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
A superintendente do grupo Lins Ferrão, Carmen Ferrão, tem quatro boas razões para estar sorrindo e muito. (1º) No ranking das 300 maiores varejistas do Brasil elabrado elo Instituto Brasileiro de Varejo e Consumo (IBVC), o grupo, dono da Gang e Pompéia, subiu 23 posições e entrou no TOP das 200 das grandes em receita, foi a gaúcha que mais avançou, como mostrou a coluna Minuto Varejo.
A superintendente do grupo Lins Ferrão, Carmen Ferrão, tem quatro boas razões para estar sorrindo e muito. (1º) No ranking das 300 maiores varejistas do Brasil elabrado elo Instituto Brasileiro de Varejo e Consumo (IBVC), o grupo, dono da Gang e Pompéia, subiu 23 posições e entrou no TOP das 200 das grandes em receita, foi a gaúcha que mais avançou, como mostrou a coluna Minuto Varejo.
Detalhe: Carmen comentou que foi o Minuto Varejo, ao noticiar a evolução da varejista, que chamou a atenção do próprio grupo sobre a escalada no ranking recente
A lista de motivos para "sorrir" tem ainda (2) 10 anos de grupo, (3) flagship da Gang (uma década na família) no Iguatemi Porto Alegre, onde também abre, no fim de setembro, a (4) nova loja da Pompéia. Na entrevista da semana, que está na página 5 do JC impresso desta segdna-feira (4), a empresária fala sobre todos os assuntos:   
Minuto Varejo - O que representa a flagship da Gang?
Carmen Ferrão - Ela é icônica e uma grande inspiração, pois a Gang está desde o começo do shopping. A nova loja marca os 10 anos da aquisição da rede, em 28 de agosto de 2013. As modificações que fomos fazendo são um acompanhamento do jovem, trazendo para uma experiência moderna. A arquitetura e as cores foram importantes, além da atualização da logomarca. A rede atende o jovem de hoje e quem vem com ele, da mãe à avó. 
MV - Fazer varejo para jovem ficou mais difícil?
Carmen - É um baita desafio, mas a Gang trouxe ao grupo Lins Ferrão uma jovialidade. As pessoas que fazem a marca são jovens, dos atendentes aos compradores e gestores, e todas têm um olhar para este público. Mas hoje é mais desafiador, há impactos de midias e influencers. Muda toda hora o que é relevante. A área de criação tem de estar muito perto do que os jovens usam para acompanhar as tendências e entender o público. Este é o desafio do varejo: sempre entender o público. Para entender o clinete, precisa entender o momento, os hábitos de consumo, o que fica para trás e o que evolui. O que nunca vai mudar é o relacionamento com as pessoas, mais próximo, do atendimento. A loja física traz muito isso e vira parceira da loja virtual. Hoje pode estar nas duas frentes ao mesmo tempo.    
MV - As pessoas estão indo menos ao ponto físico?  
Carmen - Não sinto muito isso. Teve o momento da pandemia, com mais força do e-commerce. Mas agora está o contrário, pois está aumentando o fluxo em loja, é o retomar à vida, ao contato com o produto e de curtição na loja. É o cliente do momento, que vai ter a hora que vai preferir comprar no conforto de casa ou do trabalho e, em outros momentos, vai querer ir passear e se divertir em um shopping center para ver gente e vida. Aí a loja assume um outro papel. Tem público hoje para tudo! 
MV - O que representa a Pompéia no Iguatemi? 
Carmen - É a consolidação da nossa marca no Rio Grande do Sul, pois temos uma expansão importante em Santa Catarina e pelo e-commerce nacional. Será uma loja referência, muito completa e de departamentos. Terá os mesmos produtos das demais, mas muda a ambientação, pois são quase mil metros quadrados de área, o que melhora a exposição. Vai ter coleções apra o bebê, adultos, cosméticos (com parcerias), acessórios (com mais itens) e cama e mesa. A arquitetura tem uso do laranja e de muitas cores e fizemos uma ambientação do lounge, para maridos e filhos que esperam pelas mulheres nos provadores.
MV - Vai ter surpresa no layout? 
Carmen - A cor laranja como trabalhamos é moderna, acolhedora e ficou muito bonita e vai fazer toda a diferença na nova loja, que deve abrir em 29 de setembro. O investimento foi de cerca de R$ 3 milhões. 
MV - Estar no Iguatemi, um shopping A/B, muda algo no que as pessoas estão acostumadas a ver na Pompéia?
Carmen - Fizemos um estudo de fluxo e de pessoas que convivem no shopping. O mix de clientes é muito diferenciado. Temos desde público C e A/B. O Iguatemi é referência para o interior que vem à cidade. A loja vai inspirar unidades do interior e até para fora do Rio Grande do Sul e em âmbito nacional. Da mesma forma que temos a filial em Gramado, que é bem menor, mas tem um poder influenciador de marca para o Brasil maravilhoso. Gramado hoje é a segunda maior cidade turística do Brasil. Ela não abriu para ser mais uma loja, mas para reverberar a nossa marca. Temos feito este traablho nos anos recentes, como no Cais Embarcadero e Pontal Shopping. São pontos diferentes para atender diferentes públicos e diferentes experiências. Isso faz parte da renovação da marca e do nosso público. Hoje a Pompéia é vista como varejo que vende moda acessível em diversos lugares e de diferentes maneiras. Estamos conseguindo manter o nosso público e agregar um novo.   
MV - O preço dos produtos será o mesmo de outras filiais?
Carmen - Sim e isso é importantíssimo. O preço e os produtos são os mesmos em todas as Pompéia. O que diferencia é a curadoria, como no Embarcadero, que é uma loja pequena, inspiradora e em um contêiner, diferente do que vai ser no Iguatemi, que é mais completa. A seção infantil vai ser muito forte, porque vir a um shopping é um programa para as crianças.  
MV - Como está o desempenho do grupo no ano?
Carmen - Foi um ano bastante surpreendente em função do inverno que, para quem trabalha com moda, aqui é muito focado. Tivemos um bom desempenho, com crescimento de 3% reais no acumulado do primeiro semestre. Em julho, o avanço foi de 15%, muito embalado por liquidações e ofertas. Fevereiro, março e julho são meses marcados por promoções. O segundo semestre vai ser movimentado, devido ao Natal e aos 70 anos da Pompéia, que é em 1º de dezembro. Vamos fazer um trabalho forte de promoções em novembro e dezembro. A loja do Iguatemi faz parte das comemorações.  
MV - Mais alguma loja abrindo até o fim ddo ano e como vai ser em 2024?
Carmen - A unidade do Iguatemi é a última a abrir este ano. Para 2024, o plano de expansão continua, mas não temos ainda definido os pontos.