Por que a Americanas fechou loja em shopping do Zaffari?

Rede passa por recuperação judicial após admitir dívida bilionária

Por JC

Zaffari diz que área da filial da varejista será reduzida pela metade, abrindo espaço a mais lojas
Patrícia Comunello e Paula Sória
Atualizada às 12h de 02/03/2023 - Uma novidade em um dos shopping centers do grupo Zaffari em Porto Alegre despertou a atenção e, claro, questionamentos. A filial da Americanas no Moinhos Shopping, em bairro de classe média alta na Capital, está fechada.
O Zaffari emitiu nota explicando as razões da medida, relacionada ao novo tamanho que o ponto da rede nacional vai ter no empreendimento. A área será reduzida pela metade, abrindo espaço para mais varejos, disse o grupo. O acerto sobre a área ocorreu em dezembro de 2022, segundo o Zaffari.
Situada no primeiro nível do empreendimento, a filial é considerada uma das maiores geradoras de fluxo no próprio shopping. Na tela baixada, um cartaz indicava apenas que "fecharemos temporariamente para atendimento". A data foi a partir de terça-feira (28 de fevereiro).
Em meio à crise da gigante do varejo nacional, que entrou em recuperação judicial em janeiro após admitir dívida superior a R$ 40 bilhões - com quase totalidade de credores bancários, a cena da loja com a cortina de metal baixada gerou logo dúvidas e especulações sobre as razões da medida.
A coluna Minuto Varejo ligou para o número de telefone disponibilizado no cartaz em busca de informações. Apesar de ser um celular com DDD do Maranhão, o atendimento foi feito pela gerência da unidade local.
Segundo a fonte, a loja não está funcionando porque passará por uma pequena reforma para "melhorias". A previsão de reabertura é dentro de poucos dias, mas a data vai depender do andamento dos trabalhos do prestador, informou a gerência. Funcionários estariam fazendo serviços no interior do ponto.
No processo de recuperação, a rede informou débitos de mais de R$ 1 bilhão com fornecedores e prestadores, muitos no Estado.
A Americanas disse que "o fechamento temporário da unidade  foi motivado por reformas e faz parte de uma estratégia de otimização de espaços já em andamento desde o ano passado".
"Durante este período, os clientes poderão continuar adquirindo produtos e serviços disponíveis em diversas unidades da Americanas próximas e também no site e app da marca", orienta, pela nota enviada à coluna. 
A varejista reduziu o tamanho da operação logística no Estado. Metade da área que a Americanas tinha alugado no parque logístico em Gravataí foi devolvida. O total era de quase 40 mil metros quadrados. Isso ocorreu em 2022 ainda. 
As operações da marca em shoppings e rua se mantém na Capital e interior. No processo de RJ, a rede comunicou que poderia não pagar parte de aluguéis.
Nos centros comerciais, como o shopping de Gravataí, na RMPA, o funcionamento é normal, diz o empreendimento. O João Pessoa, em Porto Alegre, não comenta sobre a situação.