Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

Minuto Varejo

- Publicada em 16 de Março de 2023 às 14:39

Rede de hotéis com mais de 8 milhões de hóspedes fará maior expansão da história

Plaza São Rafael é o mais antigo da rede em operação e mostra desempenho maior em 2023

Plaza São Rafael é o mais antigo da rede em operação e mostra desempenho maior em 2023


LUIZA PRADO/JC
Uma das grifes hoteleiras mais conhecidas do Rio Grande do Sul, com unidades em quatro estados, prepara a maior expansão da história. A rede Plaza Hotéis, que já teve mais de 8 milhões de hóspedes e com um empreendimento em Porto Alegre que é um clássico de estadia de presidentes da República a famosos, vai agregar três novas unidades até o fim de 2026.
Uma das grifes hoteleiras mais conhecidas do Rio Grande do Sul, com unidades em quatro estados, prepara a maior expansão da história. A rede Plaza Hotéis, que já teve mais de 8 milhões de hóspedes e com um empreendimento em Porto Alegre que é um clássico de estadia de presidentes da República a famosos, vai agregar três novas unidades até o fim de 2026.
Com isso, vai quase dobrar a capacidade de hospedagem. O Plaza Hotéis deve ainda estrear no segmento de hotelaria econômica e buscar novos mercados, como São Paulo.
As informações foram reveladas pelo diretor operacional e de novos negócios, Oscar Henrique Stein Schmidt, em entrevista exclusiva à coluna Minuto Varejo. A conversa foi no Plaza São Rafael, no Centro Histórico de Porto Alegre, e o mais antigo em operação da rede, erguido em 1973.
"Todos os presidentes do Brasil que pernoitaram até hoje em hotel na Capital se hospedaram aqui. O Plaza foi o primeiro hotel de categoria internacional do Estado", orgulha-se o engenheiro civil, com 40 anos e quarta geração à frente do grupo familiar.
A rede foi fundada em 1958 pelo bisavô do Oscar, João Ernesto Schmidt, portanto há 65 anos. O primeiro hotel da marca foi o Plazinha, vendido em 2019, e o segundo empreendimento erguido foi o Plaza Itapema, que deixou de fazer parte da família em 2013.  
Schmidt detalhou a evolução da estrutura, as novas operações, perfil e onde se situam e as mudanças em curso principalmente no pós-pandemia. 
"Voltamos às nossas raízes. Sempre fomos pautados pelo pioneirismo e pela inovação", frisa o diretor, que comanda a gestão desde 2020, ao lado do pai, o também engenheiro civil,Carlos Henrique Coutinho Schmidt.
"Uma coisa que é incansável no Plaza é buscar a eficiência, mas sem perder o DNA da hospitalidade", demarca o gestor.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/10/206x137/1_lp_080323___plaza__10_-10145947.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'640b209c4e0e9', 'cd_midia':10145947, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/10/lp_080323___plaza__10_-10145947.jpg', 'ds_midia': 'Fotos do diretor da rede Plaza, Oscar Schmidt, no Plaza São Rafael', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Fotos do diretor da rede Plaza, Oscar Schmidt, no Plaza São Rafael', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Oscar Schmidt: "Uma coisa que é incansável no Plaza é buscar a eficiência, mas sem perder o DNA da hospitalidade". Foto: Luiza Prado/JC
Antes da expansão prevista, o grupo destaca o crescimento da receita. No ano passado ante 2021, ainda com a herança de fechamentos e queda estrondosa da ocupação, o faturamento teve alta de 54%, e a taxa de ocupação de 38%. A hospedagem representa 70% dos ingressos, sendo um terço pelo sistema próprio de reservas da rede, esclarece Oscar. Eventos corporativos e festivos e gastronomia completam as fontes de ganhos.
Investimentos, cuja cifra não é revelada, estão sendo feitos em melhorias e modernização dos hotéis existente, desde o São Rafael aos demais. Segundo o diretor, a revitalização também impacta o êxito financeiro recente. 
A largada deste ano é o que mais anima o grupo. No primeiro bimestre, a receita avançou 23% em relação aos dois primeiros meses de 2022. Para 2023, a projeção é de uma cifra 14% maior em toda a operação. O Plaza São Rafael deve bater em 15%, muito efeito da retomada de eventos na Capital. "Para o South Summit Brasil, devemos lotar", adianta o diretor operacional. 
Hoje a rede tem cinco empreendimentos, um na Capital, dois em Santa Catarina - um deles um resort -, outro resort na Bahia e uma unidade no Rio de Janeiro, o Plaza Barra First, último a ser adicionado ao portfólio e já dentro dentro do modelo de negócio que passou a orientar a expansão.
O Plaza não é proprietário, tem contrato da franquia da bandeira e da administração. Segundo o diretor, a ocupação no Barra First cresceu 234% sob comando do Plaza, desde 2018.
"Se for construir hotel novo, vou imobilizar capital. Não é mais o foco. O grande desafio hoje é rentabilizar a história da rede, hospitalidade, inovação e pioneirismo", reforça Oscar. Os três novos hotéis terão aportes de R$ 225 milhões, com venda para investidores e proprietários para uso.   

Três novos hotéis: nova fronteira da rede e chancela da marca 

Das operações que serão abertas até fim de 2026 e , uma novidade é a fronteira de atuação. O Plaza assina a bandeira e a gestão de um resort que está sendo erguido em Palmas, capital de Tocantins, no Centro-Oeste.
Além do Five Senses by Plaza, em Palmas, outros dois empreendimentos ficarão em Bento Gonçalves, em construção e com previsão de estrear em agosto deste ano, e em Gramado,  que terá o primeiro da rede e deve começar a ser implantado no fim de 2023 na avenida Borges de Medeiros. 
Seguindo a expansão sem investir diretamente em ativos, o Plaza firmou contrato de franquia da bandeira no Plaza Boulevard Vale dos Vinhos, e de uso da marca e administração nos outros dois - Five Senses e no Plaza TA Gramado, que é projeto de empreendedores da Tartari e Almeida, grupo do sul de Santa Catarina.   
Até o fim de 2026, o trio de novos hotéis vai agregar 413 novos apartamentos à rede gaúcha, além de mais frentes de eventos e lazer. O Boulevard terá o maior centro de eventos em hotel do Sul do Brasil, para até 5 mil pessoas.
A capacidade total de hospedagem do Plaza Hotéis vai saltar de 633 apartamentos para 1.168 até fim de 2026, alta de 84,5%, quase dobrando de tamanho.
O diretor operacional lembra que, em menos de 12 meses, a rede elevará sua capacidade em 65%, passando de 633 apartamentos para 1.046, com a abertura do Boulevard e do Five Senses.
O Plaza aporta um valor intangível, que é a inteligência hoteleira e a credibilidade da marca e todo o arsenal de gestão e foco em pessoas.
"Em Gramado, chegaram a falar com bandeiras internacionais, mas fecharam com a gente. Em Tocantins, onde tem muito gaúcho, a rede foi a mais lembrada", lista Oscar, sobre fatores que definiram as contratações. O Plaza alavanca as vendas, pois os projetos seguem perfil de condo-hotel ou propriedade.

Futuro: novos mercados e nova bandeira 

Para o futuro, o diretor tem dois planos que estão sendo alinhados. Um deles:
"Consolidar a participação no Sul onde a marca é forte e buscar oportunidades no Sudeste, para aumentar a nossa capilaridade. Vamos começar por São Paulo, capital, e depois no Rio de Janeiro", projeta o diretor.
Para ampliar o leque de produtos (leia-se, estilos de hotéis), a rede decidiu entrar no mercado de categoria econômica. Para isso, vai criar uma nova bandeira, mas com a chancela e grife da rede principal. "Vai ser em breve", promete Oscar. O nome já teria sido até escolhido.

Rede Plaza Hotéis: empreendimentos em operação e futuros 

>> Rede Plaza em operação:

  • Hotéis abertos: 5
  • Apartamentos: 633
  • Funcionários: 315
  • Total de hóspedes: mais de 8 milhões
  • Hotéis que vão abrir: 3
  • Apartamentos: 535
  • Capacidade com expansão de unidades: 1.168 apartamentos (alta de 84,5%)    
Plaza São Rafael Hotel
  • Localização: Porto Alegre (RS)
  • Apartamentos: 164
  • Inauguração: 1973
  • Número de hóspedes: 3,5 milhões
  • Relação com Plaza Hotéis: propriedade/gestão/bandeira
Plaza Blumenau Hotel
  • Localização: Blumenau (SC)
  • Apartamentos: 131
  • Inauguração: 1976
  • Número de hóspedes: 2,2 milhões
  • Relação com Plaza Hotéis: propriedade/gestão/bandeira
Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA
  • Localização: Santo Amaro da Imperatriz (SC) 
  • Apartamentos: 149
  • Inauguração: 1981
  • Número de hóspedes: 1,9 milhão
  • Relação com Plaza Hotéis: propriedade/gestão/bandeira
  • Bahia Plaza Hotel 
    • Localização: Camaçari (BA)
    • Apartamentos: 101
    • Inauguração: 2005
    • Número de hóspedes: 530 mil
    • Relação com Plaza Hotéis: propriedade/gestão/bandeira
    Plaza Barra First
    • Localização: Rio de Janeiro (RJ)
    • Apartamentos: 88
    • Número de hóspedes: não informado
    • Relação com Plaza Hotéis: administração e bandeira desde 2018

    >> Rede Plaza que vai inaugurar:

    Plaza Boulevard Vale dos Vinhedos
    {'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/16/206x137/1_minuto_varejo_rede_plaza_hoteis_boulevard_bento__jornal_do_comercio-10152341.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'64130fe8eb229', 'cd_midia':10152341, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/16/minuto_varejo_rede_plaza_hoteis_boulevard_bento__jornal_do_comercio-10152341.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Hotelaria - Hotéis - rede Plaza Hotéis - Plaza Boulevard Vale Dos Vinhedos  - hospedagem - empreendimento - turismo - hóspedes - Rio Grande do Sul - viagens - investimentos - centro de eventos - vinícolas - varejo - mall - lojas', 'ds_midia_credi': 'REDE PLAZA HOTÉIS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Hotelaria - Hotéis - rede Plaza Hotéis - Plaza Boulevard Vale Dos Vinhedos  - hospedagem - empreendimento - turismo - hóspedes - Rio Grande do Sul - viagens - investimentos - centro de eventos - vinícolas - varejo - mall - lojas', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '400', 'align': 'Left'}
    • Localização: Bento Gonçalves (RS)
    • Apartamentos: 211
  • Empregos (hotel e centro de eventos): 130 diretos mais 250 empregos, com restaurantes e lojas do complexo
  • Abertura (previsão): agosto de 2023
  • Relação com Plaza Hotéis: bandeira (aporte de R$ 90 milhões da VJ&J Empreendimentos)
  • Five Senses by Plaza Hotéis e Resorts 
    {'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/16/206x137/1_minuto_varejo_rede_plaza_hoteis_five_sense_tocantins_jornal_do_comercio-10152348.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'64131020b236c', 'cd_midia':10152348, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/16/minuto_varejo_rede_plaza_hoteis_five_sense_tocantins_jornal_do_comercio-10152348.jpeg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Hotelaria - Hotéis - rede Plaza Hotéis - Five Senses – Tocantins - resort - hospedagem - empreendimento - turismo - hóspedes - Rio Grande do Sul - viagens - investimentos - centro de eventos - vinícolas - varejo - mall - lojas', 'ds_midia_credi': 'REDE PLAZA HOTÉIS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Hotelaria - Hotéis - rede Plaza Hotéis - Five Senses – Tocantins - resort - hospedagem - empreendimento - turismo - hóspedes - Rio Grande do Sul - viagens - investimentos - centro de eventos - vinícolas - varejo - mall - lojas', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '400', 'align': 'Left'}
    • Localização: Palmas (TO)
  • Apartamentos: 202
  • Empregos: 160
  • Abertura (previsão): janeiro de 2024
  • Relação com Plaza Hotéis: bandeira e gestão (aporte de R$ 80 milhões de empreendedores) 
  • Plaza TA Gramado
    {'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/16/206x137/1_minuto_varejo_rede_plaza_hoteis_ta_gramado_jornal_do_comercio-10152334.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'64130fa930386', 'cd_midia':10152334, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/16/minuto_varejo_rede_plaza_hoteis_ta_gramado_jornal_do_comercio-10152334.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Hotelaria - Hotéis - rede Plaza Hotéis - Plaza TA Gramado - hospedagem - empreendimento - turismo - hóspedes - Rio Grande do Sul - viagens - investimentos', 'ds_midia_credi': 'REDE PLAZA HOTÉIS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Hotelaria - Hotéis - rede Plaza Hotéis - Plaza TA Gramado - hospedagem - empreendimento - turismo - hóspedes - Rio Grande do Sul - viagens - investimentos', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '440', 'align': 'Left'}
    • Localização: Gramado (RS)
    • Apartamentos: 122
    • Empregos: 85
    • Abertura (previsão): novembro de 2026 (obras devem começar em novembro de 2023)
    • Relação com Plaza Hotéis:  bandeira e gestão (aporte de R$ 55 milhões do grupo Tartari e Almeida, de Tubarão, Santa Catarina)
    Fonte: Rede Plaza Hotéis