Zaffari instala novo posto de retirada de compras online

Posto do Clique & Retire fica na loja do Zaffari na avenida Ipiranga

Por Patrícia Comunello

Minuto Varejo - zaffari - clique e retire loja avenida Ipiranga em Porto Alegre
Como a coluna Minuto Varejo já havia informado, o novo posto de retirada de produtos comprados pelo e-commerce da Companhia Zaffari, serviço com acesso ainda muito restrito, está a caminho. A segunda unidade do Clique & Retire fica em um dos supermercados situados na avenida Ipiranga, em Porto Alegre.
primeiro ponto da modalidade fica no Bourbon Assis Brasil, na Zona Norte, e estreou em 2022.
Hoje as compras pelo aplicativo do Zaffari são restritas a pequenos grupo, com clientes que a bandeira selecionou. Em outubro de 2022, eram cerca de 6,5 mil clientes.
Quem entrar no app consegue até navegar pelos itens, mas não consegue o básico; converter a compra. É possível se cadastrar para montar lista de compras, mas não é possível ir além disso. O grupo explicou que as listas são um passo antes de fazer a aquisição.

Explosão do pickup store pós-pandemia

O Zaffari opta por fazer o cliente ir até a loja retirar o produto, seguindo o famoso pickup store, em inglês, que é a coleta na loja. Não há até agora uma entrega em casa com uso pulverizado em meio digital, como muitas redes gaúchas já adotam faz tempo.
Com as restrições da pandemia, a modalidade de retirada explodiu em diferentes segmentos do varejo, justamente pela facilidade da compra online e busca no ponto, sem ter de circular na loja, ambiente que foi mais sensível em meio ao aumento de casos de Covid-19.
Além disso, o cliente também pode se programar e ir mais rápido ou no tempo adequado ao ponto para retirar suas compras.
O pickup store foi uma saída para muitos tipos de varejos que não podiam abrir. Muitos chamaram de drive-thru. As compras podem ser por app, sites ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
No pós-pandemia, o sistema fez gigantes como Amazon, Google e Starbucks criarem lojas focadas nesta modalidade. 
Hoje o recurso está em quase todos os varejos. Rm cidades como Nova York, as vitrines tem a sinalização do pickup como um serviço tão comum quanto entrar para pedir e pagar no balcão ou outro dispositivo, como tablets - ou sem ter de pagar com cartão ou dinheiro, porque sensores registram os itens, com o fechamento da compra de forma online.
No pickup, a diferença é que o cliente chega com a compra e pagamento feitos. É só pegar o produto e sair. Facilidade e tempo abreviado são as duas vantagens da operação, e a palavra que resume, no final das contas tudo isso, é conveniência.