Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 12 de Janeiro de 2023 às 16:09

Lojistas gaúchos buscam inovações na maior feira de varejo do mundo

Grupo chegou nesta quinta-feira no aeroporto JFK e tem programação cheia para sete dias

Grupo chegou nesta quinta-feira no aeroporto JFK e tem programação cheia para sete dias


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello, de Nova York
Patrícia Comunello, de Nova York
Buscar respostas é a frase mais repetida pelos integrantes da comitiva gaúcha que já está em Nova York para a intensa programação da maior feira de tendências e inovação do varejo no mundo, a NRF Retail's Big Show. A edição deste ano, que começa no domingo (15) e vai até terça-feira (17), é considerada a "mais normal" pós-pandemia.

Além de conferências, palestras setoriais e exposição de inovações no Jacob Javits Center, no Hudson Yards, onde estão os ativos imobiliários mais valorizados dos Estados Unidos, a comitiva vai percorrer lojas e outros tipos de varejos que são referências em novidades e podem servir de modelo para levar ideias ao Rio Grande do Sul.

O coordenador de varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa, que foi antes ao palco da imersão para mapear pontos que serão visitados pela comitiva, já indica algumas mudanças e modelos de negócios que devem despertar atenção e precisam estar no radar de quem deixou o Rio Grande do Sul para a jornada de sete dias em Nova York.
"Foi difícil fechar a lista final de locais", confessou Zortéa, à coluna. Nesta edição da imersão, o primeiro dia terá negócios no distrito do Brooklyn. A última visita ocorre na quarta-feira (18), um dia antes da volta para casa.  

"Espero encontrar visões de futuro, porque estamos vindo de um momento muito difícil, o consumidor mudou nos anos recentes", elenca Ademir da Costa, das lojas Michelle, do ramo de decoração em
Santa Maria e presidente do Sindilojas da cidade.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/12/206x137/1_minuto_varejo_nrf_viagem_comitiva_3_jornal_do_comercio-9897710.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63c0799314052', 'cd_midia':9897710, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/12/minuto_varejo_nrf_viagem_comitiva_3_jornal_do_comercio-9897710.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - cobertura NRF 2023 - em Nova York - Lojista e presidente do Sindilojas Santa Maria - Ademir da Costa - primeira vez na feira', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - cobertura NRF 2023 - em Nova York - Lojista e presidente do Sindilojas Santa Maria - Ademir da Costa - primeira vez na feira', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '459', 'align': 'Left'}
Costa vai pela primeira vez à feira e espera respostas para seu negócio e que atendam aos clientes. Fotos: Patrícia Comunello/JC
"Vou buscar novas formas de gerir nosso negócio e novas tecnologias, não só para a empresa, mas para os nossos clientes também", aposta Costa, que está indo pela primeira vez para a feira.

"A expectativa é a maior do mundo", reforça Virgilio Tonolli, dono da Casa dos Colchões, com operação na Serra Gaúcha e no digital.

"Depois da pandemia, deverá ser a melhor edição dos últimos tempo", avalia Tonolli.

Para veteranos na feira, como Adriano Braga, dono da Upper Retail Design, que atende lojistas de todo o Brasil, com 12 edições no currículo, voltar a Nova York é uma obrigação para buscar tendências.
"O que pode ser traduzido para a realidade brasileira", relaciona Braga.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/12/206x137/1_minuto_varejo_nrf_viagem_comitiva_jornal_do_comercio-9897738.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63c07ae17e7bf', 'cd_midia':9897738, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/12/minuto_varejo_nrf_viagem_comitiva_jornal_do_comercio-9897738.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - cobertura NRF 2023 - em Nova York - Lojistas -- (esq para dir) Virgilio Tonolli - casa dos colchões - Adriano Braga - Upper Retail Design, e Eduardo Luis Slomp - supermercadista - rede Villagio - Caxias do Sul', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - cobertura NRF 2023 - em Nova York - Lojistas -- (esq para dir) Virgilio Tonolli - casa dos colchões - Adriano Braga - Upper Retail Design, e Eduardo Luis Slomp - supermercadista - rede Villagio - Caxias do Sul', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '427', 'align': 'Left'}
Tonolli (esquerda), Braga (centro) e Slomp esperam novidades que possam ser adaptadas ao varejo no Brasil
 A NRF atrai estreantes do Rio Grande do Sul. Na comitiva a lista é grande, principalmente do grupo de pequenas empresas que passa pela seleção do Sebrae-RS.

A jovem Juliana Schaefer, que toca negócio de ótica da família em Santa Rosa, nas Missões, acredita que será uma chance para conhecer e trocar ideias com novas pessoas e descobrir como é o varejo na Big Apple. "Quero ver o que o varejo está organizando para os próximos anos", motiva-se Juliana.

A proprietária do Studio FAV, de Garibaldi, a arquiteta especialista em varejo Fernanda Pruinelli, diz que será a chance para ver o que funciona "no principal local do mundo" para o comércio.

Dono da bandeira Villagio, de mercado de vizinhança com lojas em Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul (sede), Farroupilha e Flores da Cunha, Eduardo Luis Slomp, estreia na imersão em Nova York com foco em encontrar noviades para sua operação e a rede Multimercados, que reúne 27 pontos ligados a seis empresas na Serra.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/12/206x137/1_minuto_varejo_nrf_viagem_comitiva_2_jornal_do_comercio-9897717.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63c079cd73731', 'cd_midia':9897717, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/12/minuto_varejo_nrf_viagem_comitiva_2_jornal_do_comercio-9897717.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - cobertura NRF 2023 - em Nova York - Lojista Juliana Scgaefer - Santa Rosa - e arquiteta Fernanda Pruinelli - - primeira vez na feira', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - cobertura NRF 2023 - em Nova York - Lojista Juliana Scgaefer - Santa Rosa - e arquiteta Fernanda Pruinelli - - primeira vez na feira', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '477', 'align': 'Left'}
Lojista Juliana (esquerda) e a arquiteta Fernanda apostam em projeções para o futuro do varejo
"Já tinha falado muito da NRF, mas nunca tinha tido oportunidade de ir. Sabe como é: supermercadista trabalha de domingo a domingo (risos), não acha um dia para fazer isso. Quero ver ideias para nossa rede também", planeja Slomp, que também é diretor do Senac-RS.
A Fecomércio-RS está levando o maior grupo para a missão na feira e visitas técnicas até hoje, observa o vice-presidente da federação, Gilmar Bazanella.
"Vai ser bem diferente em relação a 2022, que tinha muito efeito da pandemia ainda", cita Bazanella.
"Queremos colher muita informação, rever conceitos sobre o que foi falado no ano passado. Nossa
missão será colher experiências e repassar aos colegas na volta", projeta o dirigentes da Fecomércio-RS.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/12/206x137/1_minuto_varejo_nrf_viagem_arcione_piva_sindilojas_poa_jornal_do_comercio-9897724.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63c07a7dd8118', 'cd_midia':9897724, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/12/minuto_varejo_nrf_viagem_arcione_piva_sindilojas_poa_jornal_do_comercio-9897724.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - cobertura NRF 2023 - em Nova York - presidente Sindilojas POA - Arcione Piva', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - cobertura NRF 2023 - em Nova York - presidente Sindilojas POA - Arcione Piva', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '439', 'align': 'Left'}
Piva destacou que as informações captadas na missão serão dirigidas a pequenos e médicos negócios
O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, está curioso para ver quais serão os hits ou temas mais badalados na nova edição do evento. Piva cita que o metaverso, como assunto que bombou em 2022 e que acabou não tendo a força que prometia para o dia a dia do varejo, pelo menos no Brasil.
"O que vamos buscar (de respostas e informações) é para pequenos e médios empreendedores", assinala Piva.

NRF 'mais normal' e Nova York fervendo

Edição de 2022 da feira foi impactada pelas restrições da pandemia

Edição de 2022 da feira foi impactada pelas restrições da pandemia


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Uma das razões para tanta expectativa é porque será a primeira edição "maior normal" do evento pós-pandemia. Em 2022, a feira sentiu o impacto ainda da crise sanitária, até porque Nova York passava por aumento acelerado de casos de Covid-19 e o que mais se destacava na trilha da NRF, no Jacob Javits Center, eram os autotestes para detectar o vírus, distribuídos de graça aos participantes. Nas áreas físicas da exposições, grandes vazios indicavam que a presença de empresas estava bem desfalcada.

Este ano não se sabe se os kits estarão presentes, mas o que deve se confirmar é um público até maior que os tempos pré-Covid, acima de 30 mil visitantes e com um elenco de conferencistas diverso e de peso. Não que em 2022, as atrações fossem menos impactantes. Executivos de linha de frente de grandes companhias varejistas e marcas globais estiveram em cena, de PepsiCo a Ikea, Nordstrom e Walmart.
Na nova edição, são esperados executivos da Macy's, do KFC, rede de frango frito já conhecida dos gaúcho, Walmart, que saiu do Brasil, além de porta-vozes de grandes consultoria globais de estudo de tendência. 
Outra atração será a ex-ginasta e atleta multicampeã mundial e olímpica norte-americana Simone Biles. Simone foi um dos destaques na última Olimpíada, no Japão, em 2021, após anunciar o encerramento da carreira alegando necessidade de cuidar da saúde mental. 

Sete dias em NYC

O Minuto Varejo volta ao palco mais agitado e inspirador de inovações e também insights no mundo. A cobertura que já começou terá dois momentos: visitas técnicas a pontos de varejo em Nova York que podem dar ideias aos empreendedores gaúchos aplicarem nos seus negócios. São dois dias: 13 e 18. A NRF Retail's Big Show vai de 15 a 17 no Jacob Javits Center. O conteúdo vai estar na coluna digital, no impresso diariamente e nas redes, com vídeos e imagens.