Supermercados temem desabastecimento no RS devido a bloqueios de estradas

Redes esperam dificuldades na Ceasa e não conseguem trazer carne de outros estados

Por Patrícia Comunello

Ceasa pode ter problema de suprimento de alimentos na quinta-feira, diz supermercadista
Os bloqueios de estradas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que não aceitam o resultado da eleição de domingo já afeta o abastecimento em supermercados e deve complicar mais a situação, caso não haja liberação, sinalizam varejistas do setor. No começo da manhã desta terça-feira (1), eram pelo menos 35 rodovias gaúchas com bloqueios
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) acompanha a situação e registra problemas pontuais até agora, com redes tendo dificuldades de receber mercadorias que vêm de outros estados. O que inclui até equipamentos para instalar em lojas.
O impacto deve ser sentido na área área de hortigranjeiros, que dependem de fluxo de outros estados. A rede Asun, a quinta maior do Estado, diz que ainda não foi afetada.
"Hortigranjeiros já vai faltar, mas deve ser a partir de quinta-feira", avisa o dono da rede Carnetti, com lojas na Zona Norte de Porto Alegre, Itamar Lorenzatto, após conversar com a direção da central na Zona Norte da Capital. Ele se preocupa com o nível de preços, devido á eventual escassez. 
"O que acharmos para comprar vai estar o olho da cara. Complicada a situação", alarma-se o varejista.
O abastecimento de carne também pode ser afetado, diz o diretor do Carnetti. "Tinha carne que deveria carregar nessa segunda-feira no Mato Grosso e não carregou nada e nem vai carregar desse jeito", relata o supermercadista.
"Vamos ter problema de abastecimento de carne antes do fim de semana", projeta Lorenzatto.