É inverno ainda, mas para o varejo de moda é hora de pensar e já definir compras para o verão que logo logo está aí. Para valorizar e ampliar a exposição, o RS Moda entra em cena nos dia 1 e 2 de agosto em Porto Alegre, num evento organizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs).
O palco do RS Moda, com foco na estação mais quente do ano, será no Espaço Mercado da Moda, na rua Santo Antônio, 1, no Centro Histórico. A iniciativa vai ser duas em uma. Além das novidades para o verão, para contratação do varejo, uma área terá pronta entrega de coleção ainda do inverno, para liquidar estoques.
Para a coleção de verão, o sindicato montou uma agenda com bate-papo sobre moda e tendências. A expectativa é gerar negócios de R$ 2,5 milhões nos dois dias. O RS Moda é feito desde 2017.
Mais de 20 empresas gaúchas, em sua maioria micro, pequenas e microempreendedores individuais (MEIs),vão expor coleções. O público pode somar mais de duas mil pessoas, entre segmentos de indústrias, comércio, professores e alunos de moda. Inscrições podem ser feitas pelo www.sivergs.org.br.
Dóris Spohr, também do sindicato e idealizadora da mostra, comentou, na nota, que a indústria gaúcha "tem produtos de extrema qualidade e inovação". "É o único evento de moda exclusivamente com indústrias gaúchas, valorizando o que é produzido aqui no Rio Grande do Sul", destaca Julianna Fraccaro, diretora do Sivergs. O RS Moda faz parte do projeto Feito no RS, lançado pelo sindicato para valorizar a produção regional.
Na edição, será mostrada a destinação dos resíduos de produção, entre plástico, papelão e fibras das indústrias têxteis, que segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista em lei de 2010, e que hoje tem coleta, transporte, tratamento, separação, reaproveitamento e destinação final feita por uma empresa que tem convênio com o sindicato. As empresas podem se associar ao convênio e agendar a coleta no local.
"O serviço é 100% gratuito”, avisa o presidente do Sivergs, Silvio Colombo.