Porto Alegre, ter, 15/04/25

Anuncie no JC
Assine agora
Mercado Digital
Patricia Knebel

Patricia Knebel

Publicada em 07 de Julho de 2024 às 17:52

Microsoft se alia à iniciativa Agtech Innovation da PwC

Moraes diz que tecnologia está no centro do debate para aplicações no campo

Moraes diz que tecnologia está no centro do debate para aplicações no campo

PwC/Divulgação/JC
Compartilhe:
Patricia Knebel
Patricia Knebel
A Microsoft agora faz parte da iniciativa Agtech Innovation da PwC Brasil, hub que reúne o ecossistema de inovação do Agro, como empresas, startups, produtores, investidores e academia.
A Microsoft agora faz parte da iniciativa Agtech Innovation da PwC Brasil, hub que reúne o ecossistema de inovação do Agro, como empresas, startups, produtores, investidores e academia.
A iniciativa faz parte de uma aliança global da Microsoft e PwC, firmada em 2015, que visa a contribuir para aceleração digital de negócios por meio da tecnologia.
A colaboração tem como objetivo fomentar a inovação deste segmento, gerando oportunidades de inovação, desenvolvimento de novas soluções e resolução de desafios por meio de tecnologias que estão transformando os negócios e sociedade, como a Inteligência Artificial (IA) generativa. A ideia é que a Microsoft forneça mentorias e acesso à especialistas.
O fomento à tecnologia é um tema essencial para o setor do agronegócio e está na pauta dos CEOs brasileiros deste segmento. Segundo a 27ª CEO Survey, pesquisa divulgada pela PwC Brasil em fevereiro deste ano, 71% deles acreditam que a utilização da IA Generativa vai aumentar a eficiência de trabalho nos próximos 12 meses e 69% afirmam que a eficiência de trabalho dos funcionários também deve crescer.
“O agronegócio tem um impacto relevante no desenvolvimento e na economia do País e, ao unirmos forças ao ecossistema do setor, temos a oportunidade de desenvolvermos estratégias de crescimento e a criação de novas soluções utilizando o potencial da IA. Com a análise de dados e o poder computacional da nuvem, também temos diversas possibilidades de aprimorar a eficiência e inovação no campo”, explica a vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil, Andrea Cerqueira.
A IA pode ser aplicada em diferentes casos de uso, dentro e fora da porteira. Em casos que englobam desde a agricultura de precisão à irrigação inteligente, passando pela gestão agrícola e bioengenharia até chegar na concessão de crédito e análise de risco de seguros, a tecnologia pode tornar serviços e processos mais ágeis e eficientes no agronegócio.
As startups participantes do ecossistema também terão acesso ao Microsoft for Startups Founders Hub, que tem como objetivo remover as barreiras para o sucesso das startups e fornecer aos fundadores recursos para apoiar o desenvolvimento da empresa e a construção de uma startup de sucesso. A iniciativa disponibiliza desde créditos do Microsoft Azure até orientação especializada, e beneficia empresas em todo o mundo.
Para Maurício Moraes, CEO do PwC Agtech Innovation e líder de agronegócio da PwC Brasil, a inteligência artificial já está no centro do debate em aplicações e dilemas do uso massivo no campo. “Seguimos cumprindo nossa missão de orquestrar esse importante ecossistema e ajudar o setor a ser mais eficiente, inovador, tecnológico, inclusivo e sustentável”, diz.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários