As fraudes em reembolsos de operadoras de saúde podem ter gerado um prejuízo de R$ 7,4 bilhões entre 2019 e 2022, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Planos de Saúde.
Para reduzir os riscos, a SulAmérica Saúde firmou uma parceria com a idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade digital. Com a tecnologia e outras ações, a operadora prevê redução de custos com fraudes de mais de 10% na sua operação.
Por meio de soluções como a verificação documental minuciosa e a biometria facial com mecanismo de prova de vida durante a solicitação de reembolsos ou alterações cadastrais, a nova camada de proteção oferecida pela idwall previne fraudes e utilização de contas laranja.
A integração da plataforma será realizada em ondas até fazer parte do cotidiano dos mais de 1,8 milhão de beneficiários da SulAmérica Saúde. Atualmente, a operadora recebe, em média, mais de 5 mil solicitações de reembolso mensalmente.
O CRO da idwall, Rafael d'Ávila, comenta que a verificação de identidade, que passa pela análise de informações dos usuários em fontes de dados públicas e privadas, assegura a confiabilidade dos processos.
“A digitalização do mercado impulsiona fraudes cada vez mais complexas, por isso é necessário sofisticar os mecanismos de defesa. A plataforma all-in-one da idwall entrega Inteligência Artificial aplicada estrategicamente tanto para a prevenção de golpes, como para oferecer escalabilidade da operação, eficiência e a confiança de uma gestão de identidade centralizada”, analisa.
Além da camada de proteção oferecida pela Idwall, a SulAmérica também conta com um robô, criado internamente para identificar casos de fraudes. “É de fundamental importância a análise criteriosa das informações e dos dados realizados por uma equipe qualificada”, comenta Raquel Reis, CEO da SulAmérica Saúde e Odonto.