Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 05 de Junho de 2023 às 21:25

Unimed Porto Alegre inaugura Command Center

Primeiro alerta foi implantado no processo de monitoramento de pacientes em UTI

Primeiro alerta foi implantado no processo de monitoramento de pacientes em UTI


Unimed Porto Alegre/Divulgação/JC
Com a meta de identificar oportunidades de melhorias na eficiência operacional, financeira e assistencial, a Unimed Porto Alegre inaugura esta semana o seu Command Center.
Com a meta de identificar oportunidades de melhorias na eficiência operacional, financeira e assistencial, a Unimed Porto Alegre inaugura esta semana o seu Command Center.
Nesta fase inicial, estão contemplados 142 indicadores, desdobrados em 544 gráficos, nas trilhas de autorizações, auditoria, cliente e mercado, custos, serviços, rede prestadora, cooperado, gestão da saúde e intercâmbio.
O primeiro alerta em Command Center foi implantado no processo de monitoramento de pacientes em UTI, relacionando indicadores de taxa de ocupação com dados da complexidade assistencial. “Essa medida ajuda a direcionar os times de auditória clínica para uma reavaliação dos pacientes, impactando tanto na qualidade do cuidado, quanto na redução de desperdícios”, conta o superintendente geral da Unimed Porto Alegre, Joao Pedro Bueno Telles, exemplificando um caso prático deste acompanhamento mais apurado.

• LEIA MAIS: Unimed abre unidade no Moinhos de Vento com tecnologia inédita para exames

O Command Center gera visibilidade do tráfego dos custos assistenciais no dia a dia, identificando oportunidades e podendo, assim, realizar ações direcionando esforços de maneira mais assertiva. “Serão dados consistentes para a tomada de decisão e criação de planos de ações para aprimorar a eficiência da cooperativa, projetar novos negócios, ampliar agilidade e proporcionar maior controle das operações”, reforça.
A empresa não divulga o investimento, mas, explica que toda a estratégia, planejamento e elaboração dos indicadores e painéis foi realizada pela equipe interna de Business Analytics da Unimed Porto Alegre.
São três colaboradores que se somam ao time do Business Analytics mas com dedicação exclusiva para a implantação do Command.
O desenho dos processos teve início em setembro e o desenvolvimento dos dashboards em dezembro de 2022. “Quanto à infraestrutura física, realizamos uma otimização de recursos com adequação do espaço físico e compra de equipamentos de tecnologia para a operação”, relata o executivo.
 

Acompanhamento será em tempo real

Ideia é acelerar na empresa cultura orientada por dados, diz Telles

Ideia é acelerar na empresa cultura orientada por dados, diz Telles


Unimed Porto Alegre/Divulgação/JC
Com acompanhamento em tempo real e a geração de algoritmos, o Command Center atuará na antecipação e prevenção de possíveis riscos, possibilitando a intervenção e atuação de forma ágil e assertiva.
“Queremos trabalhar para a condução de um programa de aceleração da cultura orientada por dados, com a capacitação lógica e analítica”, destaca o superintendente geral da Unimed Porto Alegre, João Pedro Bueno Telles.
A projeção para os próximos anos é consolidar a Arquitetura e Governança de Dados, aumentando as frentes de monitoramento, investindo em automação e utilizando a Inteligência Artificial para aprimorar processos. Na segunda fase, o principal objetivo será validar a efetividade dentro da cadeia de valor de cada operação, avaliando novos indicadores.
A partir da instalação do Command Center, a cooperativa busca também ser um hub de saúde referência a partir dos dados e informações gerados. “O desafio é tornar a cooperativa referência também em dados de saúde, com a possibilidade de gerar iniciativas e novos negócios para o setor”, finaliza o executivo.