Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 31 de Março de 2023 às 20:52

Investimentos em tech não vão parar, avalia presidente da Dell Brasil

Puerta diz que operação gaúcha é o pulmão da companhia no País

Puerta diz que operação gaúcha é o pulmão da companhia no País


Dell Technologies/Divulgação/JC
É natural que as empresas repensem investimentos em períodos econômicos complexos como o atual — caracterizado pela alta dos juros e da inflação, no mercado interno, além das instabilidades internacionais e de uma guerra que se estende mais do que previsto. Mas, a tecnologia tem se mantido inabalável nesse contexto, aponta o presidente da Dell Technologies no Brasil, Diego Puerta, durante o South Summit Brazil, que encerrou nessa sexta-feira, em Porto Alegre.“Essa continua sendo uma prioridade. É nos momentos econômicos mais desafiadores que os recursos tecnológicos surgem como caminho para garantir maior produtividade e eficiência”, avalia. Para o executivo, porém, não há dúvida de que o mercado está mais desafiado.“Me preocupa muito mais o cenário econômico do que a demanda por tecnologia. Grandes projetos estão, sim, sendo discutidos, e o processo de tomada de decisão se estendendo. Mas, o que temos visto no primeiro trimestre deve ser tônica do semestre: a demanda por tecnologia sendo prioridade”, avalia. O momento é positivo para a companhia – prova disso é que a Dell global registrou desempenho recorde nos dois últimos anos. “Aliás, o Brasil foi, talvez, o destaque dentro da operação global, e puxou bastante a média para cima, porque a demanda por tecnologia continua alta”, comentou o executivo, sem revelar números. Segmento importante para a companhia, as pequenas e médias empresas estão indo muito bem, segundo avaliação do executivo. O executivo, assim como aconteceu no ano passado, marcou presença no South Summit Brazil 2023, e como bom gaúcho, não disfarçou o orgulho do movimento que está acontecendo no Rio Grande do Sul, e que tem no evento o seu principal símbolo. “O Rio Grande do Sul sempre se destacou pela qualidade do ensino e mão de obra gerada, e pela competência em várias indústrias. Quando nos instalamos aqui, há 25 anos, nos aproveitamos muito disso, contratando boas pessoas. E o South Summit Brazil vem para fomentar ainda mais essa potência, relata. Puerta comenta que o Rio Grande do Sul é o cérebro e o pulmão da operação no Brasil. “Está aqui toda a parte de desenvolvimento de soluções, de atendimento, estrutura de venda e operacional. É a nossa principal unidade, mais de 3 mil funcionários, e é aqui que está nosso polo global de desenvolvimento de soluções – um dos quatro polos da Dell no mundo”, exemplifica.
É natural que as empresas repensem investimentos em períodos econômicos complexos como o atual — caracterizado pela alta dos juros e da inflação, no mercado interno, além das instabilidades internacionais e de uma guerra que se estende mais do que previsto. Mas, a tecnologia tem se mantido inabalável nesse contexto, aponta o presidente da Dell Technologies no Brasil, Diego Puerta, durante o South Summit Brazil, que encerrou nessa sexta-feira, em Porto Alegre.
“Essa continua sendo uma prioridade. É nos momentos econômicos mais desafiadores que os recursos tecnológicos surgem como caminho para garantir maior produtividade e eficiência”, avalia. Para o executivo, porém, não há dúvida de que o mercado está mais desafiado.
“Me preocupa muito mais o cenário econômico do que a demanda por tecnologia. Grandes projetos estão, sim, sendo discutidos, e o processo de tomada de decisão se estendendo. Mas, o que temos visto no primeiro trimestre deve ser tônica do semestre: a demanda por tecnologia sendo prioridade”, avalia.
O momento é positivo para a companhia – prova disso é que a Dell global registrou desempenho recorde nos dois últimos anos. “Aliás, o Brasil foi, talvez, o destaque dentro da operação global, e puxou bastante a média para cima, porque a demanda por tecnologia continua alta”, comentou o executivo, sem revelar números.
Segmento importante para a companhia, as pequenas e médias empresas estão indo muito bem, segundo avaliação do executivo. O executivo, assim como aconteceu no ano passado, marcou presença no South Summit Brazil 2023, e como bom gaúcho, não disfarçou o orgulho do movimento que está acontecendo no Rio Grande do Sul, e que tem no evento o seu principal símbolo.
“O Rio Grande do Sul sempre se destacou pela qualidade do ensino e mão de obra gerada, e pela competência em várias indústrias. Quando nos instalamos aqui, há 25 anos, nos aproveitamos muito disso, contratando boas pessoas. E o South Summit Brazil vem para fomentar ainda mais essa potência, relata.
Puerta comenta que o Rio Grande do Sul é o cérebro e o pulmão da operação no Brasil. “Está aqui toda a parte de desenvolvimento de soluções, de atendimento, estrutura de venda e operacional. É a nossa principal unidade, mais de 3 mil funcionários, e é aqui que está nosso polo global de desenvolvimento de soluções – um dos quatro polos da Dell no mundo”, exemplifica.
Apoio às startups
O programa Dell for Startups, lançado no ano passado, na primeira edição do South Summit Brazil, já conectou 462 empresas. “A iniciativa é um sucesso. As startups se cadastram e nós ajudamos no processo de desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia, para que essas operações possam crescer o seu negócio”, explica.
Além do suporte tecnológico, a Dell Technologies mantém parceria com cerca de 45 aceleradoras brasileiras, como o Instituto Caldeira, de Porto Alegre. Em eventos realizados nestes ambientes de inovação, a companhia reúne essas startups com grandes empresas e investidores, de forma a estimular o desenvolvimento do ecossistema.

Companhia está preocupada com geração de lixo eletrônico no mundo

Assim como tem acontecido em grandes eventos globais de inovação, como no SXSW, o tema do ESG também foi constante esse ano no South Summit Brazil. E para o presidente da Dell Technologies, não é mais possível dissociar o propósito e os valores da companhia das iniciativas voltadas à sustentabilidade.
“A gente sempre acreditou que a tecnologia é o principal catalisador do desenvolvimento, que deve ser capaz de transformar para a vida das pessoas para melhor”, aponta.
Uma das preocupações da empresa está relacionada à geração de lixo eletrônico. O executivo contextualiza que, anualmente, são vendidos mais de 1 bilhão de celulares e cerca de 300 milhões de PCs no mundo.
Foi a partir dessa inquietação que a empresa criou o Concept Luna. “Fizemos uma reengenharia total do nosso processo de produção de PCs. É a maior grande transformação do mercado da forma como os PCs são feitos. A ideia é não só utilizar material reciclado, mas estender vida útil dos produtos e facilitar suporte para que o computador tenha menor impacto ambiental possível”, relata.
Junto com essa iniciativa, a empresa assumiu dois grandes compromissos. O primeiro deles é reciclar ou reutilizar equipamentos usados para cada novo produto fabricado. “Estamos falando de uma empresa que vende mais de 60 milhões de computadores”, pontua. Além disso, a companhia se comprometeu a ter 100% das embalagens recicladas e metade dos insumos utilizados (como componentes) oriundos de materiais reciclados.
Entre as ações locais, a Dell a promoção da sustentabilidade é uma das grandes causas apoiadas pela empresa. Um dos programas, criado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), já emprega 200 pessoas – a maior parte delas com deficiência (PCDs). E são esses talentos que estão desenvolvendo soluções de acessibilidade para os produtos da marca. “Esse é um projeto da Dell no Brasil premiado mundialmente. Já impactamos mais de 50 mil pessoas no Brasil”, contabiliza.