O mercado de investimento de risco está mais tímico esse ano no mundo, reflexo de alta dos juros e da inflação. Mas, a Sirros IoT não tem do que reclamar. A startup acaba de receber uma captação de R$ 5,2 milhões, rodada liderada pela Randon Ventures em co-investimento com BR Angels e ArcelorMittal.
“Para nós, esse investimento tem um simbolismo especial, já que a Sirros foi uma das primeiras startups com as quais nos conectamos, desenvolvendo projetos relevantes de controle de eficiência operacional, geolocalização de equipamentos e visão computacional de inspeção de qualidade de produtos”, destaca o diretor de Negócios e Estratégias Digitais das Empresas Randon e diretor da Randon Ventures, Mateus de Abreu.
Fundada em 2016, no Rio Grande do Sul, a Sirros IoT está presente em oito estados brasileiros e atua com 25 das maiores companhias do país. Além disso, a startup voltada para o mercado B2B enterprise tem planos de expansão para Argentina e Uruguai ainda este ano.
Com os recursos, a startup pretende otimizar a Plataforma IoT em nuvem e escalar o atendimento às plantas industriais.
“Esse aporte chega para impulsionar a aplicação das soluções tecnológicas nas indústrias, o que gera mais eficiência administrativa para os negócios e impacta diretamente nos serviços oferecidos para a população”, destaca o fundador e CEO da Sirros IoT, Romulo Pehls.
O negócio chamou a atenção dos associados do BR Angels - mais de 250 C-Levels de grandes empresas – e da ArcelorMittal, líder em aços no Brasil e no Mundo, que investiu por meio de seu corporate venture capital, o Açolab Ventures, que é gerido pela Valetec Capital.
O fundador e CEO do BR Angels, Orlando Cintra, avalia que essa união de investidores-anjo e indústria comprova o potencial do ecossistema de inovação e atesta o modelo da Sirros IoT.
“O ecossistema de inovação está sendo visto, cada vez mais, como um propulsor da economia do Brasil. São esses novos negócios disruptivos, aliados à expertise de empresas com trajetórias consolidadas, que mudam os jeitos antigos de fazer as coisas, trazem mais tecnologia, automatização, segurança e confiabilidade”, diz. “Nós enxergamos tudo isso na proposta da Sirros IoT e estamos muito empolgados em integrar esse investimento e somar para o crescimento do negócio”, complementa.
Para possibilitar que pequenas, médias e grandes empresas se tornem fábricas inteligentes e orientadas por dados, a startup oferece dispositivos IoT com conectividade segura, baseada em nuvem e controle em tempo real para ajudar na tomada de decisões, assim como na produtividade e eficiência. Os três grandes segmentos de atuação são telemetria de equipamentos, geolocalização e visão computacional. Dessa forma, é capaz de aumentar em 20% a utilização de máquinas, além de diminuir em 10% o consumo de energia e em 5% o desperdício de material. O retorno do investimento para as empresas que implementam as soluções da Sirros IoT é de apenas três meses.