A Aliança Renault-Nissan e a Daimler estabeleceram uma joint venture com igual participação que prevê a construção e operação de uma nova fábrica em Aguascalientes, no Norte do México. Ela será erguida nas imediações da planta industrial já existente da Nissan e terá a capacidade de produzir anualmente 300 mil veículos, quando estiver operando em sua capacidade máxima. O início da produção está planejado para 2017, com modelos da marca Infiniti. Daimler e Nissan dividirão os custos do investimento, de aproximadamente € 1 bilhão.
Locação corporativa
A locação de automóveis para grandes empresas e órgãos públicos é o foco de negócio da Green Rent a Car, de Porto Alegre. A estratégia representa atualmente mais de 70% do faturamento da empresa. Somente com a renovação do contrato para atender a todo o Sistema Fiergs por mais um ano e a conquista das licitações para as prefeituras de Canoas e Esteio, a locadora terá um incremento de 20% no seu faturamento.
Plataformas digitais
A Audi está introduzindo nos seus automóveis as plataformas de software Google Android Auto e Apple CarPlay. As principais funções dos dois sistemas serão integradas no futuro no Audi Multi Media Interface. Os clientes da marca alemã poderão escolher, a qualquer momento, qual dessas plataformas usar em seus carros.
Marcas de luxo
Empresa de pesquisa digital, a webSensus realizou, entre os dias 4 e 10 de junho, um estudo sobre o mercado de carros de luxo e as preferências dos consumidores. O objetivo era avaliar os comentários postados na internet sobre cinco marcas de automóveis importados. De acordo com o levantamento, a BMW lidera, com 48% das menções, seguida pela Lexus (21%), Audi (17%), Mercedes-Benz (7%) e Land Rover (6%).
Câmeras “on board”
A Ford e a Intel estão desenvolvendo um projeto conjunto de pesquisa para explorar novas possibilidades da aplicação de câmeras dentro dos veículos. Essa tecnologia pode trazer funcionalidades inéditas para o motorista e os passageiros, como, por exemplo, permitir que o veículo identifique o proprietário por meio de um software de reconhecimento facial ou ter acesso a imagens de dentro do carro pelo smartphone. Há também a possibilidade de usar um software de reconhecimento de gestos para uma comunicação intuitiva com o motorista, simplificando tarefas como ajustar o ar-condicionado ou abrir e fechar o teto solar.