Com 90% dos espaços comercializados, a 23ª Construsul - Feira Internacional da Construção, que será realizada de 2 a 5 de agosto deste ano, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, dá sinais de que será grandiosa. Na visão dos diretores da Sul Eventos, empresa organizadora da feira, a cadeia produtiva, que integra esse setor, está aguardando com ansiedade o encontro presencial. A Construsul deste ano tem uma projeção de R$ 3 bilhões em volume de negócios. Esses números, porém, devem ir além, com os contratos que serão assinados posteriormente ao evento.
Após dois anos sem ocorrer o encontro por conta da pandemia, a 23ª Construsul contará com 300 empresas expositoras e ocupará uma área de 20 mil metros quadrados, com a inclusão de 5 mil metros quadrados de espaço coberto, onde normalmente fica um dos estacionamentos da Fiergs. Em 2022, o evento contará com 50 entidades apoiadoras.
Os diretores da Sul Eventos, Wilson Richter, Ricardo Richter e Paulo Richter, salientam que o evento é um local para conhecimento em inovações, além de dar atenção para o aspecto tecnológico e geração de negócios. Eles destacam que em tamanho, essa será a maior de todas as feiras já realizadas no ano de 2022. "Só o pavilhão de lonas terá 1.600 metros quadrados a mais do que o da edição realizada em 2019", informam.
De acordo com os organizadores, voltando ao tema tecnológico, o setor da construção certamente aguarda o momento para conhecer novas práticas e equipamentos, sendo que muitos deles são softwares. "É, praticamente, um período de dois anos de ausência da feira. Eles lembram que muita coisa já foi agregada nos últimos anos, uma delas foi a realidade em 3D e que veio para facilitar em muito, principalmente, na área de vendas ligadas à construção civil. "A feira também é uma vitrine para as inovações e aberta gratuitamente a visitação."
Os diretores lembram que a feira conta com ambientes para os expositores, as indústrias, além de eventos paralelos para os profissionais, bem como, espaços que facilitam o networking com grandes marcas. "A feira apresenta um grande mix de expositores, dando espaço também para novas empresas".
A 23ª Construsul terá a participação de 16 estados brasileiros, além de expositores e empresas internacionais. Os organizadores informam também que, neste momento, têm mais de 100 credenciamentos de visitantes, sendo muitos deles empresários estrangeiros e do ramo da construção.
A feira reúne a participação de empresas de toda cadeia produtiva, como, por exemplo: argamassas, aditivos, selantes, impermeabilizantes; Iluminação e elétrica; fechaduras, ferragens, cadeados; churrasqueiras e lareiras; revestimentos, tintas, vernizes e acessórios; portas, janelas e complementos; produtos para cozinhas e banheiros; sistemas construtivos; ferramentas manuais e elétricas; máquinas e equipamentos para construção.