Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 11 de Agosto de 2014 às 00:00

Unicred comemora os 25 anos da primeira cooperativa


ANTONIO PAZ/JC
Jornal do Comércio
O Sistema Unicred, importante instituição financeira cooperativa, tem muito para comemorar. O dia 15 de agosto irá assinalar o aniversário de 25 anos de fundação da Unicred Vale das Antas, localizada na cidade gaúcha de Casca, que foi a pioneira do Sistema Unicred, sendo o médico Antônio Moacyr de Azevedo um dos seus fundadores em 1989.

O Sistema Unicred, importante instituição financeira cooperativa, tem muito para comemorar. O dia 15 de agosto irá assinalar o aniversário de 25 anos de fundação da Unicred Vale das Antas, localizada na cidade gaúcha de Casca, que foi a pioneira do Sistema Unicred, sendo o médico Antônio Moacyr de Azevedo um dos seus fundadores em 1989.

De acordo com o diretor-presidente da Unicred Central RS, o médico Paulo Barcellos, que assumiu o cargo no dia 25 de julho deste ano,  o Jubileu de Prata da Unicred Vale das Antas é uma data extremamente significativa, lembrando que o cooperativismo está centrado no bem-estar de seus cooperados em primeiro lugar, ou seja, o benefício social em detrimento do lucro. Barcellos, que também é sócio-fundador da Unicred Porto Alegre há 24 anos, explica que o Sistema Unicred foi inicialmente criado tendo como objetivo o cooperativismo para médicos e posteriormente, abriu espaço para acolher em seu quadro social demais integrantes da área da saúde e, atualmente, em algumas cooperativas, já são aceitos outros profissionais de nível superior.

Barcellos explica que a Central no Rio Grande do Sul congrega 12 cooperativas e pertence a um universo maior, no qual as diversas centrais no País se reúnem na Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred’s – Unicred do Brasil. Relata também que hoje, no Rio Grande do Sul, funcionam 53 unidades de negócios que estão sob uma perspectiva sistêmica centralizada – especialmente relacionados aos ganhos de escala, economia de escopo, tais como redução de despesa de custeio, ampliação de receitas, qualidades técnicas mais apuradas, segurança, investimento em tecnologia, gestão de produtos e serviços, inteligência competitiva, política de supervisão, consultoria normativo-jurídica, gestão tributária, contábil e de risco operacional, centralização financeira entre outros.

Barcellos lembra que a relação comercial com os cooperados realiza-se nas cooperativas. “O papel da Unicred Central RS é o de fortalecer as cooperativas procurando satisfazer as necessidades dos cooperados, criando condições de competir com a concorrência, propiciando solidez do empreendimento cooperativo e estabelecer condições para uma expansão mais segura do cooperativismo de crédito. Reforça a ideia de que o principal capital de uma cooperativa são os seus cooperados”.

“O Sistema Unicred está estruturado para incrementar os negócios e a prestação de serviços aos cooperados nas unidades de negócios”, explica. 

Segundo o dirigente, a Unicred Central RS fechou o primeiro semestre de 2014 com R$ 1,6 bilhão em ativos, R$ 881 milhões na carteira de crédito e mais de 35 mil cooperados. Explica que a carteira de crédito até julho deste ano cresceu 12,1% e que as aplicações financeiras do primeiro semestre deste ano registraram um aumento de 10,6%. 

Diz que a Unicred tem credibilidade, confiança dos associados, estrutura patrimonial, qualificação de seus dirigentes e colaboradores, bem como produtos e serviços competitivos, atendimento personalizado e plano de previdência próprio “As nossas taxas em empréstimo e financiamentos são altamente competitivas e as nossas aplicações financeiras também  são superiores as praticadas no mercado”, acrescenta. 

No dia 14 de agosto, será inaugurada mais uma unidade de negócios da Unicred Porto Alegre. Ela irá funcionar no Shopping Bourbon Wallig com horário diferenciado.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO