A Expresso Minuano, empresa gaúcha que atua no segmento de mercado de cargas fracionadas e encomendas, prevê um crescimento no faturamento para 2014 de 15% em relação a 2013, e este ano em comparação a 2012 foi de 18%. A empresa, que completa 40 anos em 2014, vai investir entre R$ 6 e 8 milhões em um terminal de cargas no Porto Seco em Porto Alegre, bem como na renovação de sua frota de caminhões.
O diretor-presidente da empresa e fundador, João Theobaldo Krás Borges, pretende construir um centro de distribuição de carga com cinco mil metros quadrados de área em um terreno de 18 mil metros quadrados de área no Porto Seco em 2015. O empresário explica que irá esperar a realização da Copa do Mundo de futebol no Brasil, bem como as eleições em 2014, para realizar o investimento na nova unidade.
Quanto ao desempenho da Minuano em 2013, Borges explica que está ligado a dois fatores, um deles, ao próprio mercado, com a expansão logística, e outro, relacionado à nova filial, em Joinvile (SC), importante unidade que passou a atender o escoamento da indústria fabril na região, que produz principalmente malha e roupas.
O diretor-presidente também destaca que a Minuano irá construir neste ano um terminal de carga em São Paulo para melhorar ainda mais a logística da empresa, que atende às regiões Sul e Sudeste do Brasil. A Minuano possui uma frota composta por 238 caminhões próprios e 90 veículos agregados, sendo que o seu quadro funcional conta com mais de 450 funcionários e um número de 200 colaboradores terceirizados na mão de obra.
A matriz da Minuano está localizada em Porto Alegre e possui filiais próprias nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Joinvile e Florianópolis (SC). Possui ainda, franquias em Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas (RS), Campinas (SP), Londrina, Maringá (PR), Blumenau, Itajaí, Criciúma, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Chapecó, Lages (SC) e em Belo Horizonte.
A empresa foi fundada no dia 17 de janeiro de 1974, quando Borges e Luiz Flávio de Souza começaram a operar entre Porto Alegre e a cidade de São Paulo, com sete funcionários e uma kombi alugada. A primeira sede da empresa foi na rua Guido Mondin, 715, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre.
Borges e sua esposa, ambos nascidos em um distrito da cidade de Torres (RS), em uma comunidade alemã, vieram para Porto Alegre com o objetivo de progredir. Na capital gaúcha, Borges, de origem pobre, começou a trabalhar e com muito esforço foi crescendo. Iniciou como estivador, passou a motorista, chefe de expedição, promotor de vendas, gerente e gerente-geral e, depois, comprou parte da quota da empresa em que trabalhava há mais de sete anos. Conta que, depois, com um empréstimo bancário, iniciou a empresa, que batizou com o nome Minuano por causa do vento minuano. Hoje, Borges e seus filhos, Jaime, Mariana e Fernando administram a empresa, que já recebeu inúmeros prêmios em seu setor.
Informações adicionais: A matriz da Minuano está localizada na avenida Sertório, 2.155, no bairro São João, em Porto Alegre.