A Unimed Porto Alegre, neste ano, tem um grande desafio: realizar o trabalho como prestadora exclusiva de serviços médicos na 32ª Expointer, exposição considerada uma das mais importantes atividades agropecuárias e de maquinário da América Latina. Uma das iniciativas adotadas pela Unimed Porto Alegre foi a estruturação de três ambulatórios médicos no interior do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, localizado a 25 quilômetros de Porto Alegre. Os três ambulatórios médicos têm como missão garantir a saúde de um público de aproximadamente 750 mil pessoas, que já começaram a circular pela feira, desde sábado, e que deverão passar pelo local até 6 de setembro.
O coordenador do SOS Unimed Porto Alegre, Marco Schitz, informa que os três ambulatórios médicos estão funcionando com uma equipe completa de profissionais, reunindo médicos, enfermeiros e auxiliares. Schitz explica que 30 profissionais atuam diretamente no parque, além de integrarem uma ação conjunta com os demais órgãos públicos.
Os ambulatórios, segundo o médico, fazem parte de uma estrutura maior, que tem como base um trabalho de logística. Ela integra o uso de ambulâncias com UTIs e o contato com a rede de hospitais públicos e privados da Grande Porto Alegre. Ele acrescenta que a Unimed Porto Alegre dispõe do Serviço SOS Emergências Médicas, o que também torna ágil o atendimento para os casos de urgência.
Os três ambulatórios do parque Assis Brasil estão dispostos da seguinte forma: o ambulatório principal localiza-se próximo ao portão 6, na quadra 36; o ambulatório 2 fica na entrada do parque, próximo ao portão 1, na quadra 4; e o ambulatório 3 está ao lado do pavilhão internacional.
Schitz explica que os ambulatórios médicos são como hospitais de campanha, ou seja, junto a eles também foram instaladas tendas com o propósito de realizar a triagem de pessoas que apresentarem sintomas como gripe e febre, com o objetivo de evitar o contágio pelo vírus H1N1.
O médico alerta as pessoas para que protejam o rosto ao tossirem. Outro cuidado também é com a higiene. “As pessoas devem lavar as mãos frequentemente, evitando o contágio não só da Gripe A, como também de outras doenças. Mesmo em ambientes abertos deve-se manter o cuidado contra o contágio da Gripe A.”
Ele destacou igualmente a ação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) que disponibilizou, em diversos locais da Feira, a colocação de pias para que as pessoas possam lavar as mãos. O coordenador informa que a Secretaria Estadual da Saúde, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, está distribuindo material educativo, além de sachês com lenços umedecidos, bem como colocou 300 dispersores com álcool gel.
O diretor-administrativo-financeiro da Corsan, Carlos Martinez, diz que, ao todo, foram instalados no parque 51 pias com torneiras de sensores de aproximação e sabonete líquido. “São 17 locais, com três pias em cada um deles, sendo duas para adultos e uma para crianças. O objetivo da Corsan é conscientizar as pessoas para o hábito de higiene e lembrar que a água é um bem valioso.”
Voltando às explicações prestadas por Schitz, a Unimed Porto Alegre já soma experiências no apoio à saúde em grandes eventos. “Nós, desde 2003, data em que o serviço SOS começou, estamos trilhando um grande caminho de aprendizado. A gente pode falar atualmente com tranquilidade que a Unimed Porto Alegre e o SOS possuem os serviços mais diferenciados para atender a grandes eventos. O SOS é o serviço que atende, por exemplo, às duas grande equipes de futebol da Capital gaúcha, além de eventos como a realização da Maratona de Porto Alegre, entre outros.”
O gerente de Marketing da Unimed Porto Alegre, Gerson Luis da Silva, diz que as pessoas vão encontrar, espalhados pela feira, muitos cartazes e materiais informativos sobre os cuidados com a saúde e principalmente contra a Gripe A.