Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 22 de Junho de 2015 às 00:00

Qual é o futuro dos bancos?


BAGUETE/DIVULGAÇÃO/JC
Três perguntas para Chris Skinner, chairman da Financial Services Club e especialista financeiro
Três perguntas para Chris Skinner, chairman da Financial Services Club e especialista financeiro

1 - Globalmente, qual é o desafio atual dos bancos para inovar?

Skinner - Os bancos estão há tempos ultrapassados e, em sua maioria, atrasados em seus processos de inovação, em um cenário em que startups e serviços financeiros digitais aceleram. Os bancos ainda lidam com um legado histórico de processos baseados no papel, com foco em presença territorial e filiais como seu ponto de contato. Por outro lado, novas empresas financeiras abrem sem nada deste peso.

2 - Fora do Brasil, existem exemplos de instituições que mudaram suas operações com uso de TI?

Skinner - Na Austrália, o Commonwealth Bank levou todas as suas operações para a nuvem, uma manobra que exigiu negociações com órgãos reguladores no país, mas que reduziu 35% de seus custos. O BRE Bank, da Polônia, foi mais radical, eliminando todas as suas unidades físicas e se transformando em um banco 100% digital, chamado mBank.

3 - No caso do Brasil, você vê este tipo de inovação?

Skinner - Em mercados onde os bancos ainda operam com grandes margens de lucro e maior proteção, a possibilidade para tecnologias alternativas como também para uma transformação efetiva do sistema bancário é restrita. O Brasil chegou a ter uma tentativa de transferência de valores usuário a usuário (P2P), mas foi rapidamente barrada por reguladores. Acredito que, em cenários como esse, os bancos inovam ao seu tempo e maneira.

Sobe e desce

Eblen Kalil Neto, ex-UOL, montou um fundo de investimentos, o CloudPar, e está procurando startups promissoras.

Herval usa Office 365

O Grupo Herval migrou sua plataforma de e-mails de um ambiente Linux para a nuvem Microsoft Office 365, em um projeto desenvolvido pela NGXit, empresa de tecnologia com sede em Porto Alegre. Ao todo, foram 2,5 mil caixas postais migradas. Das licenças utilizadas no projeto, fornecidas pela Brasoftware, 40% são do tipo E3, que contempla o pacote Office completo. O objetivo da empresa é aumentar a colaboração entre os funcionários e diminuir o número de atendimento de usuários. Saiba mais: http://bit.ly/1dMgwPd.

Mudança importante na Totvs

A Totvs, gigante brasileira de sistemas de gestão empresarial, com faturamento de R$ 1,8 bilhão no ano passado, está dando uma guinada. O fundador da empresa, Laércio Cosentino, deve ir, em três anos, para o conselho de administração, deixando o dia a dia para Rodrigo Kede, ex-presidente da IBM no Brasil. Uma transição desse tipo nunca é fácil e em uma empresa tão identificada com o fundador como a Totvs. A missão de Kede é acelerar a migração para a nuvem e as vendas no exterior, que ainda são pequenas. É um trabalho e tanto.

Mercado de trabalho

Disys - Analista de Projetos. Superior completo. Desejável conhecimento do PMBOK. CVs com pretensão salarial para [email protected] ADP Labs. Desenvolvedores Java. Vários níveis de experiência. Inglês fluente. CVs: [email protected] ITS - Consultor SAP FI/CO. Nível Pleno em Porto Alegre. CVs: [email protected].

Agenda

23/6 - AWS Summit 2015 Amazon apresenta sua plataforma de computação em nuvem em um evento no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1.909), das 8h às 18h. Inscrições: http://amzn.to/1QFotr4

24/6 - Maturidade em Gerenciamento de Projetos Evento GUGP, na sala 516 do prédio da Facin da Pucrs, trás especialistas no assunto para tratar temas como modelos e planos de evolução. Às 19h. Inscrições: [email protected].

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO