Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#De salto alto

Coluna

- Publicada em 01 de Julho de 2013 às 00:00

Entrevista: Sônia Hess, da Dudalina


DUDALINA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Para marcar a estreia da coluna, convidei uma das 10 mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, segundo a Revista Forbes. Sônia Hess de Souza, presidente da Dudalina, assumiu o cargo em 2003. Libriana nascida em 5 de outubro de 1955, tem três filhas, três netos e está casada há 22 anos.
Para marcar a estreia da coluna, convidei uma das 10 mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, segundo a Revista Forbes. Sônia Hess de Souza, presidente da Dudalina, assumiu o cargo em 2003. Libriana nascida em 5 de outubro de 1955, tem três filhas, três netos e está casada há 22 anos.
A participação das mulheres na presidência de empresas está maior?
Não sei se há um crescimento, mas há, sim, uma expansão. A maioria dos empreendimentos começa com as mulheres ou em uma família onde a mulher e o marido iniciam seu empreendimento. A mulher é empreendedora. Nas empresas, dentro de uma estrutura até o nível de gerência, está meio a meio entre homens e mulheres. Quando sobe esta escada, a presença feminina fica rara: em nível de diretoria não chega a 20%, e de presidência, não chega a 7%. Há uma oportunidade gigante de mulheres ocuparem estes cargos.
Quais características femininas auxiliam no comando de uma companhia?
A mulher é competente quando está preparada. Tem algo a mais, a intuição. Ela é acolhedora, é diferente dos homens, muito objetivos, racionais e pragmáticos. São aspectos diferentes, e é muito interessante, dentro da alta gestão, equilibrar estas características. As mulheres devem sonhar mais, galgar mais espaço dentro das estruturas das empresas, que estão cada vez mais preparadas para isso. Continuo sendo feminina, com alma de mãe, como gosto de ser.
Como conciliar as responsabilidades do cargo com a família?
Minha mãe teve 16 filhos e foi a empreendedora. Meu pai era o poeta. Era trabalhador, mas todo o negócio foi pensado, construído e gerido pela minha mãe enquanto ela gestava os seus filhos. Ela começou o negócio Dudalina quando estava grávida do sexto filho. Trabalhava muito, e o tempo que tínhamos com ela era tão precioso que aproveitávamos muito, assim como ela. Com o meu marido também é assim. Só o vejo no final de semana, mas a qualidade é muito boa. Prefiro aproveitar melhor os momentos, não ficar disputando nada. A qualidade do momento é muito importante. Você consegue até educar melhor o seu filho se não está interferindo o tempo todo.

Do Brasil para o mundo

A Dudalina Feminina, linha exclusiva para mulheres, foi lançada há três anos e hoje representa 30% do faturamento anual da companhia – deve fechar 2013 em R$ 500 milhões. A empresa tem planos de expansão para a Austrália, Rússia, Itália, Áustria e Inglaterra. Em Porto Alegre, a expectativa é de abrir duas novas lojas nos próximos três meses.

Agenda: História da moda

LEONARDO ROSA/UNIVERSIDADE FEEVALE/DIVULGAÇÃO/JC
A coluna recebeu esta imagem exclusiva da exposição (Re)Cortes da História da Moda, parceria entre o Museu Nacional do Calçado e o curso de Moda da Feevale que abre nesta quarta-feira, 3. São 25 trajes expostos em bustos de costura, na forma de miniaturas, produzidos por acadêmicos a partir da interpretação de obras de arte.
Local: Museu Nacional do Calçado (Universidade Feevale, Novo Hamburgo)
Visitação: de 3/7 a 30/8
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h30min às 12h
Visitação: gratuita
Informações: (51) 3584.7101

Varejo: Mães conectadas

A compra de artigos infantis pela internet deve se tornar uma tendência cada vez maior no País.
Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Media, as mulheres que são mães ou responsáveis por algum integrante da casa já representam 47% da população nas principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil, das quais 48% já acessaram a internet. Do total de mães, 83% são as principais responsáveis pelas compras do lar e 57% trabalham.

Vitrine

  • Lires Bilibio, presidente do conselho consultivo do Grupo Medabil, fala dia 5/7 sobre governança corporativa durante a TranspoSul, Feira e Congresso de Transporte e Logística, na Fiergs, em Porto Alegre.
  • As matrículas do Varejo 360 Graus, do IBModa, foram prorrogadas, e as aulas iniciam-se dia 12/7, em Porto Alegre. As matrículas podem ser realizadas pelo email info@qgdeestilo.com.br.
  • De Salto Alto vai tratar sobre negócios ligados ao mundo feminino, tendências, moda, comportamento, design e o cotidiano das mulheres empreendedoras. Boa leitura!
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO